sexta-feira, 18 de junho de 2021

UM DEDO DE PROSA: "EU AMO A LÍNGUA PORTUGUESA!"

 

                                       " Assim penso... um cara feliz na vida" 

Em tempos de criança morando em Centenário do Sul, frequentava o Colégio Padre José Pires, encontrava grandes dificuldades em aprender a ler e escrever. As primeiras letras da cartilha foi difícil ajuntar e saber expressar alguma coisa. É inegável que os professores da época forçavam me ensinar e nada de aprender. Confesso que não gosta e nem era animado de ir à escola e aprender. Milagrosamente comecei a focar na ideia de ler. Olha na banca ao lado do cinema e via as figuras dos desenhos em gibis. Eu queria aprender, aí começava a juntar letras e a ler. Mais tarde , lia mais ou menos e quando jovem me deram a chance de ser locutor do alto-falantes ... falava não tão bonito por causa de erros que cometia ao microfone. Porém logo nasceu o hábito de leitura, consegui ler o Livro Meu pé de Laranja Lima. Dali não parei de ler mais. Aí nasce minha paixão pela Língua Portuguesa. No jovem analfabeto , ousando realizar seu sonho pegou suas poucas coisas numa mala velha e veio e conseguiu ser radialista. Hoje, sendo professor de História , tenho mais simpatia pelo nosso idioma. Estou fazendo esta confissão de amor. A língua portuguesa não é fácil é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve, tendo cuidados , tentando errar menos, embora muito difícil não errar. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm.  Todos que gostam de escrever, naturalmente gostam de ler. De tudo que fiz na vida ficou o hábito de falar e escrever. Embora longevo, as palavras brotam da minha cabeça e navego pelo mundo das letras e teoricamente me engajo no mundo deslumbrante do falar e escrever. Sim fui um dos maiores analfabetos que nem seu nome sabia escrever e buscando aprender posso dizer: "Eu amo a língua portuguesa!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário