Listar as pessoas mais inteligentes do mundo não é tarefa fácil. Muitos homens e mulheres contribuíram com seus estudos e descobertas científicas, deixando legados importantes para a humanidade. Entretanto, algumas pessoas se destacaram na história e outras atualmente também são notáveis por suas mentes brilhantes. As personalidades exibidas aqui não estão listadas por ordem de "maior inteligência" ou QI, até porque isso é relativo.
Albert Einstein (1879-1955)
Albert Einstein é muitas vezes lembrado como o homem mais inteligente do mundo. Nascido na Alemanha, o matemático e físico se tornou um ícone e referência de genialidade, sendo o criador da Teoria da Relatividade. Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921 e deixou uma enorme contribuição para humanidade.
Leonardo da Vinci (1452-1519)
Leonardo da Vinci foi um dos homens mais talentosos que já passou pela Terra e viveu no século XV durante a Renascença. Com uma inteligência acima do comum, Da Vinci é considerado um gênio das artes e responsável pelo famoso quadro Mona Lisa. Entretanto, o italiano não se dedicou apenas à pintura. Ele era o que se chama polímata, alguém com interesses e conhecimentos múltiplos, dentre eles: pintura, escultura, arquitetura, matemática, anatomia, engenharia, física, geologia e astronomia.
Isaac Newton (1643-1727)
O inglês Isaac Newton foi um físico e matemático de enorme relevância para a ciência. Sua inteligência excepcional lhe permitiu descobertas importantes sobre o movimento e a gravidade terrestre, além da composição da luz. Newton atuou também na Casa da Moeda e ajudou a reerguer a economia inglesa no início do século XIX, recebendo honrarias da nobreza por suas contribuições.
Stephen Hawking (1942-2018)
Um caso extraordinário de genialidade no século XX é o do físico, astrônomo e matemático Stephen Hawking. Apesar da Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa que o prejudicou, o britânico deixou em grande legado para a ciência. Seus estudos eram direcionados principalmente ao cosmos, colaborando com importantes descobertas sobre buracos negros.Teve o QI (quoeficiente de inteligência) avaliado em 160. Números acima de 120 já são considerados como inteligência superior.
Marie Curie (1867-1934)
A primeira mulher a ser reconhecida pela sua notável inteligência foi a cientista Marie Curie. Ela nasceu na Polônia e se concentrou em estudar os elementos químicos como o rádio e o polônio. Foi figura decisiva nas descobertas sobre radioatividade e todas as invenções que decorreram dela, como o raio x e a radioterapia, por exemplo. Recebeu duas vezes o Prêmio Nobel e foi também a primeira mulher a ocupar um cargo como professora na Universidade de Paris.
William Shakespeare (1564-1616)
O autor de grandes obras da literatura inglesa, William Shakespeare, é dono de uma mente brilhante, com um QI de aproximadamente 210. O escritor produziu diversos sonetos, poemas e peças de teatro, sendo as obras mais famosas Romeu e Julieta, Hamlet, Othelo e Macbeth.
Galileu Galilei (1564-1642)
O renomado astrônomo Galileu Galilei foi uma das figuras mais inteligentes da cultura ocidental. Viveu no século XVI na Itália no período renascentista e desenvolveu importantes estudos sobre o movimento dos corpos celestes, como satélites e planetas, dando continuidade às pesquisas de Copérnico.
Hipátia (360 d.C - 415 d.C.)
Hipátia foi uma matemática e filósofa da Grécia Antiga. Nascida em Alexandria no século IV, seu pai, Theon, também era um estudioso. Hipátia estudou e lecionou na Academia de Alexandria em uma época e lugar onde as mulheres não tinham muitas oportunidades. Por isso é considerada uma mulher forte, sendo reconhecida como a primeira matemática do mundo ocidental.
Nicolau Copérnico (1473-1543)
Nicolau Copérnico é uma das personalidades de enorme relevância para o avanço da ciência, principalmente para o estudo do universo. O polonês foi o criador da teoria heliocêntrica, que defendia que o Sol ficava no centro do sistema solar e a Terra girava ao seu redor. Até então, acreditava-se no geocentrismo, no qual a Terra era o centro.
Michelangelo (1475-1564)
Outro grande estudioso e artista da renascença foi Michelangelo, considerado um dos maiores nomes do período. O italiano era escultor, pintor e arquiteto. Suas obras de destaque são Pietà, David e as pinturas na Capela Sistina.
. Cleópatra (69 a.C - 30 a.C)
Cleópatra foi uma governante poderosa no Egito Antigo. Reconhecida como símbolo de poder e inteligência feminina, a rainha de fato possuía um intelecto invejável, falava seis idiomas e governava o Egito de forma admirável entre os anos 51-30 aC.
Johann Goethe (1749-1832)
Com um QI de aproximadamente 225, Johann Goethe foi um dos homens mais brilhantes do romantismo. O escritor nasceu na Alemanha no século XVIII e, além da literatura, se dedicou também à filosofia e à ciência.Sua obra literária mais conhecida é o clássico Fausto, publicado em 1790.
Nikola Tesla (1856-1943)
O inventor austro-húngaro Nikola Tesla é um dos nomes de destaque na engenharia e deixou enorme contribuição para o mundo.Responsável por importantes estudos, entre eles a eletricidade, radar, robótica e computação, Tesla tinha um Qi aproximado de 195.
Srinivasa Ramanujan (1887-1920)
Srinivasa Ramanujan foi um matemático nascido na Índia que teve grande contribuição em diversos ramos das ciências exatas, como a teoria dos números e séries infinitas. Dono de uma inteligência impressionante, Srinivasa não teve formação acadêmica e, como era adepto do hinduísmo, afirmava que parte de seu talento tinha origem divina.
Philip Emeagwali (1954-)
Uma das pessoas mais inteligentes na matemática é o nigeriano Philip Emeagwali. Ele precisou sair da escola na adolescência para servir ao Exército e terminou os estudos sozinho. Suas pesquisas matemáticas ajudaram na exploração de petróleo e ele se tornou uma personalidade de destaque no desenvolvimento da ciência da computação.
Judit Polgar (1976 -)
Atualmente, Judit Polgar é um grande nome do xadrez. Nascida em Budapeste, na Hungria, Judit começou a jogar xadrez muito cedo e aos 15 anos conquistou o título de Grande Mestre Internacional do esporte. Sua trajetória inclui vitórias importantes contra Garry Kasparov e outros nomes notáveis do xadrez.
Garry Kasparov (1963-)
Garry Kasparov é outra personalidade importante do xadrez. O russo é uma referência no esporte, visto como o maior enxadrista da história. Kasparov se dedica também militância política e à escrita, atuando como presidente da Fundação de Direitos Humanos.
Terence Tao (1975-)
Uma das mentes mais brilhantes atualmente é a do australiano Terence Tao. De origem chinesa, Terence apresenta um QI impressionante de 230. Seu campo de atuação é na matemática e ele fez importantes pesquisas em parceria com Ben J. Green, outro matemático, elaborando juntos o Teorema Green-Tao.
Marilyn vos Savant (1946-)
Marilyn vos Savant é uma autoridade na ciência avançada. Escritora da revista Parade estadunidense, ela tem uma coluna em que responde perguntas de seus leitores. Seu QI é estimado em 228 e ela já foi citada no Livro Guinness dos Recordes como a mulher mais inteligente do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário