Mas afinal, o que foi a tal revolução? O que motivou tal ato?
A política do café com leite - Uma rixa entre os estados mais influentes do país
Na data de hoje, 9 de julho, se homenageia um importante evento histórico para os brasileiros, a chamada Revolução Constitucionalista, que ocorreu em 1932. A sigla MMDC é uma das mais conhecidas do povo brasileiro, representando os quatro jovens estudantes que morreram por via dos eventos.
É sabido que durante boa parte de sua história, conhecida como Velha República (1889-1930), o Brasil era governado por uma aliança política entre os dois estados mais ricos: São Paulo e Minas Gerais, dai o nome "café com leite". Nessa época, os representantes do povo eram alternados entre os estados, ora um presidente paulista, ora um presidente mineiro. Acontece que o presidente da época e representante paulista, Washington Luís, decidiu acabar com a aliança com os mineiros, indicando o então governador de São Paulo, Júlio Prestes, como seu sucessor.
É claro que a decisão não foi vista com bons olhos e os oligarcas mineiros não gostaram disso. Então, em uma aliança com os estados do Rio Grande do Sul e Paraíba, deram um golpe de estado, colocando Getúlio Vargas (sim, ele mesmo, o homem que saiu da vida para entrar para a história) no cargo de presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário