quinta-feira, 8 de julho de 2021

VOCÊ SABIA QUE EM 1963 FOI LANÇAD0 UM FOGUETE AO ESPAÇO CONTENDO UMA GATA (FELICETTE)?






Em 18 de outubro de 1963, o Centre national d’études, na França, se preparou para mandar um pequeno gato chamado Félix para o espaço. Depois de ficar para trás dos competidores soviéticos e americanos, o país estava ansioso em alcançar seu lugar na corrida espacial, com gatos por algum motivo. Mas, na hora do almoço, o bichano safado desapareceu, e uma heroína acidental apareceu para tomar seu lugar. Seu nome era Félicette.

• A origem secreta fascinante da palavra Abracadabra
• Como eram os celulares embutidos dos carros em 1988

Após seu pouso, cientistas franceses do Centro Educacional para Aviação e Pesquisa Médica (CERMA) estudaram as ondas cerebrais de Félicette para ver se elas tinham sido alteradas na sua viagem. Embora não se saiba muito sobre suas descobertas, ou sobre o destino final de Félicette, o CERMA disse que ela fez uma “contribuição valiosa para a pesquisa”.

Infelizmente, a história de Félicette se perdeu nas areias do tempo; uma vítima da nossa sociedade cãotriarcal que favorece as conquistas dos cachorros acima das outras. Mas o lugar da França na corrida espacial, ou a falta dele, pode explicar esse esquecimento.

Os esforços pioneiros de corajosos cães, macacos e outros animais pavimentou o caminho para os humanos na corrida espacial entre EUA e União Soviética para a lua. Cientistas usaram animais como cobaias para ver como a falta de gravidade iria impactá-los, e por conseguinte os humanos. Se animais podiam sobreviver às duras condições espaciais, então nós também poderíamos. Pelo menos era essa a ideia.

felicette-1


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário