9 min de leitura

Perdeu-se muito tempo com as escolas fechadas, período em que o contato com os alunos e alunas foi mantido estritamente virtual por conta da pandemia. No entanto, alguns estados já permitiram o retorno das aulas presenciais.. É, então, neste momento que surge mais um novo desafio: o ensino presencial e remoto ao mesmo tempo. Mas, afinal, como estão sendo as aulas híbridas nos estados que já voltaram às aulas?

Entretanto, antes mesmo de voltar às aulas presenciais com o ensino híbrido, as equipes de gestão escolar precisam de muito preparo, horas de estudo e diversas adaptações. Tem que planejar o retorno, estudando estratégias e protocolos.

Nas escolas , após o planejamento de todas as barreiras sanitárias, preparo da equipe pedagógica e diálogo estabelecido com as famílias dos alunos e alunas, poderá ter início, então, a reestruturação das unidades de ensino para a prática do ensino híbrido. Os pais precisam ter segurança de que seus filhos não serão contaminados, os estudantes têm que estar convencidos de que a volta às escolas públicas é segura, os professores e demais profissionais devem ter todos sua segunda dose da vacina para que o retorno às aulas presenciais possa se dar de forma segura.