Que democracia vivemos?
“Os objetos visíveis são vistos apenas quando o Sol brilha sobre eles; a verdade só é conhecida quando iluminada pela ideia do bem” (Platão).
Amigos do Blog “Comunicando para Refletir, em minha formação em Ciências Sociais aprendi que Política é uma bela ciência surgida em Atenas, a.C visando à concepção de sociedade perfeita Utopia moldada num diálogo A República”. Ideias magníficas de uma sociedade justa, racional com cidadãos capazes de compreender todas as renúncias que a razão lhes impõe. O egoísmo superado e as paixões controladas. A sociedade como um todo e não no individualismo.
Sem dúvida soubemos votar e a maioria queria mudança. Era preciso criar uma lei acima dos representantes legais para impedir que a corrupção e a incompetência tomem conta do poder público. Ninguém pode estar acima da lei e precisa ter a base moral que é dada pela crença em Deus. O que torna a nação forte é a justeza da lei. Nos dias atuais não vivemos democraticamente a boa política. Embora de suma importância, são poucos os interessados, pois, a maioria dos cidadãos foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, porém ignoram que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromperem com facilidade e continuar enganando o povo. Não é democracia,se não há alternância no poder.
Quem se rotula apolítico, não participando da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso, estará votando em vão. O desinteresse pela política se justifica quando levamos em consideração, que vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir politicamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se. Mas Política verdadeira é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania. É uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça e propiciando um viver melhor entre as pessoas. Atualmente a política encontra-se bastante deteriorada, necessitando de reforma, para que haja mais responsabilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.
Hoje mostro-me com jornalista e coloco o que penso. Sinto, como os demais da blogosfera, amigos que me acompanham neste blog, uma tristeza e revolta em ver que está difícil para o novo presidente governar, as denúncias continuam sobre coisas erradas do passado. Tentam incriminá-lo e querem de volta um passado triste.
Se não houver um movimento forte buscando acabar com a corrupção, tudo será em vão, caminha para lugar nenhum! Pense amigo, algumas coisas já estão melhorando no Brasil, se houver mais colaboração tudo pode melhorar e o país pode avançar em busca de novos horizontes!
Osvaldo C.Ribeiro, jornalista “free.lancer”
(um cidadão descontente e descrente dos políticos mas ainda acreditando na força da democracia que pode transformar tudo.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário