Caladamente, sem reclamar, a maioria do povo caminha triste. A sociedade está muito desigual.
“A condição de pobre, faz com que crianças e jovens não frequentem adequadamente a escola, tenham necessidade de trabalhar e abandonem seus sonhos de um futuro melhor e mais humano”.
Como romper o ciclo da pobreza?
Em Lucas 2.52, o relato da infância de Jesus nos propõe um modelo: “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”. O teólogo Harold Segura explica que o que Jesus experimentou foi um desenvolvimento que se dá em quatro dimensões integradas: sabedoria, estatura, graça diante de Deus e graça diante da comunidade. Envolve tanto a dimensão biológica quando a psicológica, a social e a transcendente – esta última relacionada aos valores e à espiritualidade.
A pergunta em questão aponta para o futuro e para hoje. A criança será amanhã uma continuidade do que é hoje. Aqui convergem o apadrinhamento e a educação – dois elementos que podem construir Pontes de Transformação. Pontes abertas para pessoas que desejam erguer uma cerca de proteção, incentivar, ensinar e promover crianças e adolescentes. Pontes para pessoas que querem participar da missão de preparar o caminho para que apadrinhados vivam os propósitos de Deus para suas vidas.
Que Deus nos ajude e tenhamos força de lutar por um Brasil melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário