domingo, 27 de fevereiro de 2022

HÁ MUITO TEMPO RETIRARAM OS MORADORES DO VALE DOS TUCANOS NA RUA BÉLGICA...NADA SE FEZ NO LOCAL!

 

Córrego do Vale dos Tucanos, região sul de Londrina, passou por processo de recuperação e reflorestamento; foram plantadas dez mil árvores de 21 diferentes espécies. O prefeito Barbosa Neto entregou hoje (9), durante a coletiva semanal, o Bosque Luiz Carlos Deschamps. Localizado na rua Bélgica, região sul da cidade, nos fundos do Vale dos Tucanos. Na área ambiental com 40mil m², foram plantadas 10 mil árvores, somando um total de 21 espécies. O espaço é mais uma nova alternativa de lazer para a população londrinense.  

O córrego do Vale dos Tucanos, que, antes, estava abandonado, passa por processo de recuperação e reflorestamento, desde dezembro do ano passado, trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).  De acordo com o prefeito Barbosa neto, foram construídos, no local, 600 m de alambrados para preservação das árvores. “O projeto chega a 1000 m de alambrados, que serão colocados. A intervenção é temporária, para auxiliar no crescimento das árvores”, explica o prefeito.

Barbosa lembra ainda que, há mais de 40 anos, havia uma invasão na área, ocupada irregularmente, mas, agora, as famílias estão sendo transferidas para as casas do Minha Casa Minha Vida . “ Já levamos 21 casas para o jardim Colúmbia. Além de melhorar o aspecto de vida dessas pessoas, vamos também dar uma grande valorização para essa área”, acrescenta o prefeito. Barbosa finaliza com um agradecimento a toda a equipe que trabalhou para a realização do projeto. “Parabenizo e cumprimento todos os servidores e secretários que trabalharam e confiaram neste projeto”, ressalta.

Barbosa entrega novo espaço ambiental: o Bosque Luiz Carlos Deschamps

Além do prefeito, esteve presente na solenidade, o secretário de Ambiente, José Novaes Faraco, que destacou a importante ação do parque para o meio ambiente. “O bosque ajuda no controle da poluição das águas, que vão formar o lago do parque Arthur Thomas e evita o assoreamento do lago. Não deixa as sujeiras chegarem às nossas águas e preserva a poluição visual e sonora“, explica Faraco. O secretário conta ainda que estão previstas as construções de  uma pista de caminhada e de um espelho d’água, para que os moradores da região utilizem o local como uma área de lazer.

Faraco ressalta a importância da mata ciliar, como o principal remédio contra todo o tipo de poluição. “A ação mais forte da gestão ambiental é transformar uma área degradada em área preservada”, conclui.

O prefeito entrega hoje (9), na câmara municipal, o projeto de lei que denomina  Luiz Carlos Deschamps, o antigo bosque dos Tucanos. Deschamps, que faleceu o ano passado, no dia 29 de novembro, nasceu na cidade de Gaspar, Santa Catarina, e veio para Londrina no ano de 1980. O empresário e engenheiro agrônomo  contribuiu para a cidade. Foi um dos coordenadores do projeto “Menino de Rua”, na década de 80, e fundador, na década de 90, do Centro de Apoio e Recuperação Infantil Dr. Hugo Dehe (Cari), localizado no jardim Industrial.

Fotos: Luiz Jacobs.

Na administração passada a SEMA derrubou as casas no Vale dos Tucanos...

VAMOS RECORDAR?

Esta ação cumprindo determinação judicial, obrigou a retirada de todos que ali moravam.Saíram todos de seus casebres deixando o fundo de vale da Rua Bélgica.


Roberto Custódio / Cinco caminhões caçambas foram usados para retirar os materiais do local 

 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) retirou cercas, entulhos e materiais recicláveis da invasão do fundo de vale do Córrego Tucanos, localizado na Rua Bélgica, na zona sul de Londrina. Cinco caminhões caçambas foram usados para retirar os materiais do local, onde viviam cerca de 40 famílias há mais de 20 anos.
COMO ESTÁ HOJE A ÁREA DESOCUPADA?

‘Nada foi feito o abandono é total. O mato tomou conta de tudo. É um Parque Antiecológico cheio de sujeira, freqüentado por pessoas estranhas, esconderijos de ladrões e drogados. O matagal está mais alto do que a cerca feita do Prometido Parque Ecológico, cujo projeto foi divulgado na “Revitalização do Vale dos Tucanos”. Este local pode ser o paraíso do mosquito da dengue. Nós moradores desta região pedimos providências urgentes para a solução do caso. 
A triste realidade de hoje , retiraram famílias pobres e derrubaram seus barracos e permitiram uma transação imobiliária é fez com que um particular se tornasse dono de uma parte da área. Mas área de preservação ambiental pode ser vendida a particular?

Nenhum comentário:

Postar um comentário