quarta-feira, 9 de março de 2022

COMO AJUDAR A COMBATER AS FAKE NEWS?

 


"Madame Newton", como era conhecida, foi a única a traduzir inteiramente as 500 páginas da mais celebrada obra de Newton, "Principia Mathematica", incluindo suas próprias observações (e correções) sobre a noção de conservação de energia dos princípios de mecânica contidos da obra por ela traduzida. Mostrando que a energia cinética de um objeto em movimento é proporcional à sua massa e ao quadrado de sua velocidade (E~mv²), e não diretamente proporcional como acreditava previamente Isaac Newton, Voltaire e outros. Obra esta que até hoje é a tradução padrão para os estudos sobre o tema.

Esta foi Gabriele Emilie de Breteüil Marquise Du Chatelet.

Fontes: BBC News Brasil; Project Vox. org/du-chatelet; http://madamechatelet.icmab.es
»

in

Facebook

Antes uma história:

Houve um tempo, quando o Google ainda era apenas um site de buscas, em que no Brasil a internet era apenas discada. Nessa época, começou a se destacar um site em particular: o Cocadaboa (o nome foi inspirado numa música do Bezerra da Silva).

Comandado pela pessoa de alcunha Mr. Manson (na vida real o Wagner Martins), o site ficou famoso por vários motivos: a sessão "Cocadaboa Responde", onde ele dava trolladas nas pessoas que lhe enviavam perguntas, a rivalidade que ele adquiriu com o estado do Piauí (que, apesar de não ser o pior estado do Brasil é o que tem o maior complexo

FONTES!!!

Sabe aquela notícia sensacionalista que chegou pra ti pelo zapzap? VÁ ATRÁS DAS FONTES!

Aquele Youtuber sabichão cheio de dados e argumentos? FONTES!

Seu amigo com novidade fresquinha sobre política? CADE AS FONTES!!!

Como as Fake News impactam a sociedade e como evitá-las.

A mentira tem perna curta mas a fake news não

Já parou para pensar porque notícia ruim corre depressa? Desde sempre houve mentira na humanidade mas na era da globalização, com as redes sociais a disseminação nunca foi tão intensa. onde tudo é ampliado observa-se drásticos efeitos colaterais na sociedade moderna. Um estudo feito pelo Instituto Reuters, o Digital News Report 2019, mostrou que só no Brasil 53% dos usuários do Whatsapp o usam como meio informação. Com base nesses dados podemos observar que as fake news comprometem a qualidade

Faz tempo que evito escrever sobre política. Mas hoje me deu tanto desgosto, ao ler os argumentos de defesa da MP de Bolsonaro que tem o objetivo de dificultar a exclusão de fake news que precisei escrever este texto.

Risco da pessoa morrer está entre as situações mais dramáticas na nossa sociedade. Em uma dimensão tão séria e grave, como é possível permitirmos que esses canalhas continuem falando qualquer bobagem?

"Não se combate fake news com censura, e sim com mais informação, e informação de qualidade".

Que nojo. Nojo mesmo, é muita, mas muita cara de pau, isso é totalmente mentira. As fake n

São mais suscetíveis às fake news as pessoas que querem acreditar em algumas coisas apesar da realidade. Se você disser o que elas querem ouvir, elas vão acreditar.

Por exemplo, a historinha de que se o PT de Haddad vencesse, as crianças chegariam na escola e teriam que passar por algum tipo de treinamento para ser homossexual. Ou que o PT de Haddad iria distribuir cartilhas para ensinar as crianças como ser homossexual.

Este tipo de conversa é uma mentira deslavada, é "fake news" e você não precisa nem mesmo verificar para ver, de cara, que é falso. Só que isso é passado primeiro com um "envene

O nome "fake news" é apenas e só uma designação "moderna" para o vulgar e comum boato.

Como qualquer rumor ou boato, ele começa na imaginação de alguém que acha que pode ganhar algo com isso (fama, dinheiro, satisfação pessoal, etc…) ou que quer fazer mal a outra pessoa. A maior diferença para os antigos boatos é que as "fake news" se tornaram em algo industrializado e têm um meio de propagação muito mais rápido e mais extenso (a Internet) do que os antigos boatos e rumores.

Algumas são difíceis de checar, mas alguns cuidados ajudam muito e dão conta da maioria delas:

- Em primeiro lugar, recomendo os sites Boatos.org
, que fazem um trabalho sério no combate a notícias falsas. Eles apresentam o boato e explicam com detalhes o que descobriram a respeito.

- Vídeos e fotos divulgados em fake news normalmente são editados de maneira grosseira, fotomontagens muitas vezes têm falhas grosseiras de perspectiva, sombra, diferenças de cor e até mesmo padrões repetidos, como dez clones do mesmo cara no meio de uma multidão p

Sempre que você ficar em dúvida quanto à veracidade de uma notícia, investigue se a informação foi publicada também nos grandes portais, como G1UOLTerra e afins. O blog Me Engana que Eu Posto
, hospedado no site de Veja, também pode ajudá-lo nesse mister, a exemplo da página Agência Lupa
, hospedada no site da Folha, e do site Fake ou News
. Saiba mais em

FAKE NEWS E OUTRAS COISAS QUE VOCÊ DEVE EVITAR
UM BATE PAPO INFORMAL E DESPRETENSIOSO SOBRE INFORMÁTICA E OUTROS TEMAS CORRELACIONADOS.
  1. Busco as redes de comunicação grandes e tradicionais: BBC, El Pais, Le Monde, El Clarin, G1.
  2. Checo em mais de uma dessas redes (isso é o mais importante).
  3. Priorizo jornalismo investigativo (exemplo BBC). O jornalismo informativo (exemplo G1), olho mais as manchetes. Exemplo: vejo uma manchete no G1 e depois checo no BBC e El Pais.
  4. Quando vejo jornalismo opinativo (exemplo: colunas, blogs, sites pessoais etc) vejo jornalistas de ideologias opostas (exemplo eliane brum e reinaldo azevedo).

Fazendo essas quatro coisas (principalmente as duas primeiras) a chance de cair em uma fake news fica próximo a

Porque não estão mais dando bola para a verdade, se a mentira for agradável, ou for o que você quer ouvir.

Em época de eleição, as fake news visam desmoralizar o oponente, caluniá-lo, injuriá-lo, difamá-lo. Como no caso das fake news sobre "mamadeira de piroca", "kit gay", "ideologia de gênero".

Fora de época de eleição, as fake news são usadas para destruir reputações. É aquela recomendação do Olavo de Carvalho, de não discutir ideias, mas de manchar reputações. A Deputada Joice Hasselman explicou direito como funciona isso:

Deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) depõe na CPI das Fake News

Depois ela

Identificar uma fake news tem a ver com alguns processos interessantes. Acho que é relativamente simples em termos técnicos, mas as diferenças educacionais, certo grau de alguns conceitos já obsoletos, a desigualdade no acesso às mídias e alguns fenômenos psicológicos (que acontecem com todos nós) deixam algumas dificuldades.

Tem alguns aspectos bem comuns que observo para identificar uma notícia falsa, em complemento à resposta de Orfeu Maranhão Moreira Barros para essa mesma pergunta, que achei bem útil.

Origem. Nenhuma informação surge do vácuo. Por isso, é bom ficar de olho nas fontes que sã

"Existem 59 milhões de desempregados nos EUA,por conta do coronavírus, mas a Europa e a China estão despreocupados porque possuem seguro desemprego''

A primeira parte da frase está certa. A segunda parte está completamente errada. Simplesmente,porque está todo mundo preocupado com o vírus e com a economia sim,e no mundo todo. Falar que a China possui seguro desemprego é uma insanidade. A China só é a segunda economia mundial por causa das empresas que para lá vieram partir de 1976. E…simplesmente,quantas denúncias de trabalho escravo já recebemos da China?

1,3 bilhão de pessoas,salário miserável

De um lado, tornar punições mais rígidas e aqueles que devem verificar mais capacitados para compreender o universo digital. De outro, educar o público geral a exigir fontes e identificar a falta de credibilidade de notícias, aprendendo a consumir não o que querem que seja verdade, mas o que realmente é verdadeiro.

Alguns outros caminhos são mais complicados, como a regulamentação da mídia e a limitação forçosa de funcionalidades de aplicativos como o WhatsApp. Grande parte das fake news utilizam-se da possibilidade de anonimato de fonte e privacidade garantida por eles, então a inexistência ou

Nenhum comentário:

Postar um comentário