sexta-feira, 26 de agosto de 2022

COMO UM PROFESSOR PODE SE TORNAR UM LÍDER NA SALA DE AULA?

 


Aprenda como desenvolver a liderança com sua turma. 

O que um professor deve fazer para se tornar um líder

na sala de aula? 

         Quais são as habilidades que um professor deve 

desenvolver para se tornar um líder junto aos alunos.


como o professor pode se tornar um líder na sala de aula
















,Você se considera um professor líder? Caso sim, em que situações você percebe que está exercendo a liderança em sala de aula? Como sabe que se trata de liderança e não de controle?

Se você não se considera um professor líder, que habilidades acredita que deve desenvolver para tornar-se um? Que conhecimentos acha que necessita adquirir?

Ou talvez você esteja agindo em sala de aula sem perceber que é um professor líder. Como tomar consciência disso e melhorar sua capacidade de liderança?

Num grupo tão vasto e heterogêneo como a classe docente é natural que se encontre diferentes níveis de conhecimento sobre liderança e distintos graus de autoconhecimento a respeito das habilidades que se possui para liderar.

Alguns professores são líderes conscientes. Conhecem suas habilidades de liderança, sentem-se seguros em exercê-la e possuem uma compreensão muito mais ampla e profunda do papel do professor na escola.


Outros são líderes inconscientes, professores que exercem a liderança, sem muitas vezes saber que o fazem ou como o fazem. Não se apercebem de suas habilidades quando as estão colocando em prática e nem vinculam a elas os resultados obtidos com sua turma.

Há também aqueles que lutam com dificuldade para ganhar a liderança da classe e sentem-se desaparelhados para tal. Sentem-se frustrados e derrotados, não vislumbrando saída alguma dessa situação.

Por último, existem aqueles professores que não se importam com o desenvolvimento da liderança. Não a vêem como um atributo do professor, pois entendem que o seu papel é cumprir ordens e controlar a turma para ajustá-la ao padrão desejado pela direção da escola. Sugiro a leitura do artigo O Professor Líder - Liderança na Escola e na Sala de Aula para que entenda qual o papel de liderança que o professor deve desempenhar na escola e na sala de aula.

A grande verdade é que não há como assumir uma sala de aula sem colocar-se numa posição que exige algum grau de liderança. A própria atividade de professor em si é uma atividade de liderança. Sem liderança o professor não é plenamente um professor.

Como então ampliar esse grau de liderança? Que tipo de postura um professor deve assumir para que seja visto como um líder? Quais atitudes e estratégias ajudam o professor a se tornar um líder em sala de aula?

Nenhum comentário:

Postar um comentário