segunda-feira, 22 de agosto de 2022

SUMIU O QUADRO DE PORTINARI...QUEM O LEVOU?

 22 de ago. de 2022

[Conto] O QUADRO DE PORTINARI – Pedro Luso de Carvalho

 




O QUADRO DE PORTINARI

              – Pedro Luso de Carvalho

Dora sentou numa poltrona da sala de visitas para descansar um pouco. Ali ficou por algum tempo, olhos fechados defendiam-se da forte luminosidade que entrava pela janela, em frente ao mar. Logo, forte vento levantou as cortinas com violência.

Dora ficou preocupada com uma valiosa obra de arte ali exposta e correu para fechar a janela. Depois, passou os olhos pelas paredes da sala e viu que faltava o quadro cobiçado pelos comerciantes de obras de arte.

Assustada, ela levantou-se da poltrona e exclamou:

– Santo Deus, meu valioso Portinari desapareceu!

Ainda nervosa, procurou o quadro em todas as peças do apartamento, sem encontrá-lo.

No dia seguinte, a luminosidade do apartamento deu um pouco de ânimo à Dora, diante da dura realidade.

O famoso Portinari era a certeza de que ela teria uma confortável aposentadoria, pois o quadro certamente valia alguns milhões de reais.

Dois dias depois, ela pediu a um advogado para levar o fato ao conhecimento da polícia. Depois desse dia, o nome de Dora passou a fazer parte dos noticiosos das mídias. Por isso, ficou conhecida por um bom número de pessoas em seu bairro.

Numa dessas noites frias de inverno, Dora foi levar alguns pratos de sopa para moradores de rua, que vivem sob um viaduto, numa rua perto de seu apartamento.

Com ajuda de vizinhos, levou uma grande panela de sopa até o viaduto. Ela alcançou o prato de sopa ao pobre homem, que o pegou com avidez.

Depois de comer, o homem devolveu o prato e agradeceu timidamente. Dora, que o tinha observado enquanto comia, notou que sobre o caixote havia uma estranha bandeja colorida que lhe servia de mesa, e perguntou-lhe:

– Posso levar também aquela bandeja?

O pobre homem alcançou-lhe a bandeja.

Nervosa, por ter recuperado o seu valioso Portinari, chegou em casa exaurida.

No dia seguinte, Dora levou o quadro a uma conceituada Galeria de Artes para vendê-lo. O preço alcançado pelo leiloeiro foi de grande monta.

Depois desse dia, ninguém mais viu Dora no bairro.

Algumas pessoas falam que ela foi vista em ruas de Paris ao lado de um homem alguns anos mais novo que ela, ambos vestidos com muita elegância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário