sexta-feira, 9 de setembro de 2022

ESTUDO SUGERE QUE CÃES TAMBÉM PRODUZEM LÁGRIMAS EMOCIONAIS!

 Estudo sugere que cães também produzem lágrimas emocionais

 

Até o momento, apenas humanos modernos (Homo sapiens) são conhecidos de expressarem lágrimas emocionais, ou seja, produção lacrimal em resposta a emoções diversas (ex.: alegria ou tristeza). Agora, em um estudo pioneiro publicado no periódico Current Biology (Ref.1), pesquisadores encontraram que cães parecem também produzir lágrimas como resposta emocional, em um processo que parece ser intermediado pelo hormônio oxitocina. Lágrimas emocionais nos cães podem ter evoluído no sentido de reforçar os laços entre cães e humanos. 






            


Para avaliar o papel da oxitocina na produção de lágrimas em cães, solução desse hormônio e uma solução de controle (contendo os mesmos aminoácidos da oxitocina mas rearranjados) foram aplicadas na superfície ocular dos cães e o volume final de lágrimas produzidas para cada cão foi medido. Os resultados mostraram que o volume lacrimal foi significativamente maior após a administração de oxitocina, mas não após a aplicação da solução de controle. É ainda incerto, porém, se a solução contendo oxitocina promoveu efeitos secundários não esperados (ex.: irritação) disparando a produção de lágrimas (Ref.2).


REFERÊNCIAS

  1. Kikusui et al. (2022). Increase of tear volume in dogs after reunion with owners is mediated by oxytocin. Current Biology, Volume 32, Issue 16, PR869-R870. https://doi.org/10.1016/j.cub.2022.07.031
  2. https://www.science.org/content/article/do-dogs-cry-happy-tears-when-reunited-owners

Nenhum comentário:

Postar um comentário