Dirigir um carro é uma atividade comum e muitas vezes necessária em nossas vidas. Para a maioria de nós, pode parecer uma coisa bastante simples. No entanto, existem algumas pessoas que têm medo de dirigir. Aliás, para elas, essa simples atividade pode levá-las a experimentar uma grande sensação de pânico. Essa fobia que consiste no medo de dirigir um carro, chama-se “amaxofobia”.
Com “medo de dirigir” não nos referimos a um medo natural de sofrer acidentes de trânsito em circunstâncias perigosas (medo de que qualquer pessoa sofra, naturalmente). Mas, a um medo patológico e irracional.
O que é amaxofobia?
A amaxofobia ou medo de dirigir é uma sensação de desconforto que algumas pessoas expressam quando esperam dirigir um veículo e que pode aparecer antes ou durante a condução.
Esse mal-estar aparece pelo medo da reação dos outros motoristas ou pela própria insegurança por se verem mal qualificados para dirigir o veículo.
Contudo, nem sempre a pessoa que sofre com isso já teve uma experiência traumática ao volante, em muitos casos a amaxofobia aparece como consequência da insegurança do paciente.
Causas
Os sintomas e causas dependem muito de cada pessoa. Além disso, a fobia de dirigir não tem uma causa única. Pode ser o resultado de uma variedade de fatores, como genética, experiências pessoais e o ambiente imediato.
Sintomas da amaxofobia
Alguns sintomas da amaxofobia incluem ansiedade intensa ao viajar ou pensar em dirigir um carro, sentimentos de terror relacionados a estar em veículos, aumento da frequência cardíaca, tontura, bem como ataques de pânico e sintomas físicos como tremores, sudorese e náusea.
Assim, uma pessoa que passa por qualquer uma dessas situações normalmente toma medidas extremas para evitar dirigir.
Diagnóstico e tratamento para amaxofobia
A amaxofobia pode ser tratada de diferentes maneiras, como medicação, terapia cognitivo-comportamental e terapia de exposição à realidade virtual .
Quando finalmente consegue gerenciar os pensamentos que causam medo, é quando ele deve começar a se expor gradualmente. No entanto, o tratamento deve ser acompanhado por um psicólogo, para superar definitivamente essa fobia.
Dicas
As dicas abaixo, aliadas a um tratamento adequado, podem ajudar a superar o medo de dirigir:
1. Identifique quais situações específicas de trânsito o faz entrar em pânico ao dirigir. Pode ser uma coisa ou várias ao mesmo tempo, um trecho específico, fazer uma curva, ultrapassar um carro, sair na estrada e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário