Dia (13), estudantes de todo o Brasil realizaram o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, principal porta de entrada para universidades públicas e privadas em todo o Brasil.
No primeiro dia do exame, os estudantes precisaram responder a 90 questões das provas de Ciências Humanas e Linguagens. Além disso, houve a prova de redação, cujo tema os participantes só descobriram na hora.
Neste ano, o tema da redação do Enem foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", seguindo o estilo do exame de trazer problemáticas atuais para serem debatidas na prova.
ENTENDA O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2022
"Entre os povos tradicionais estão os indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais, os pomeranos, entre outros. É um tema inusitado, que levanta uma discussão muito necessária e que tem a cara do Enem", destaca a professora de redação Fernanda Bérgamo.
"É fundamental conhecer os textos de apoio, pois não sabemos se o Inep generalizou ou concentrou a discussão nos indígenas, por exemplo. Isso vai ser sinalizado nos textos motivadores", complementa a professora.
Bérgamo ressalta que é preciso atenção, ao escrever o texto, para incluir pelo menos dois desafios de valorização desses grupos, como pede o tema da redação. Ela cita que o candidato pode elencar a importância de discutir projetos específicos para produção familiar e valorização cultural desses grupos. "É bem interessante", afirma a professora.
De início pode haver estranhamento em relação ao tema por parte dos candidatos. "Nas aulas que dei nos últimos dias, comentei com meus alunos que o tema ia ser apresentado de forma complicada. Dei o exemplo do tema Os desafios para formação educacional de surdos no Brasil, do Enem 2017", comenta Bérgamo.
"Mas quando o estudante fizer a leitura dos textos de apoio saberá exatamente do que se trata. Vão gostar e saber desenvolver a redação. É um tema que privilegia o aluno que lê, que tem a capacidade de ler e interpretar os textos de apoio", observa a professora.
CONFIRA OS TEMAS DE EDIÇÕES ANTERIORES
Abaixo, você confere os temas que já foram abordados na prova de redação do Enem. 2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em rede no século
21: os limites entre o público e o privado
2012: O movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeito da implantação da lei seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania do Brasil
Correção da redação do Enem
As redações do Enem são avaliadas em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;Competência
2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;Competência
3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência
5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.Cada prova passa por dois corretores. Caso haja diferença de mais de 100 pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passa, então, por um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a prova é avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante. Entenda como é feito o cálculo da nota do O que pode atribuir nota zero a uma redação? Segundo o edital do Enem, são motivos para zerar a redação: fuga total ao tema; não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo; texto com até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille; cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante
impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação; números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante; texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira; folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário