quarta-feira, 23 de novembro de 2022

TENHO SAUDADE DE BOM JESUS DA PENHA-MG...

                                           


Como Minas Gerais tem lugares maravilhosos. Sonho que estou nesta fazenda, andando pelas trilhas, olhando a natureza. Poucos passos dados já vejo passar  as borboletas, passarinhos que voam sobre as árvores...é um espetáculo que assisto...sol, ar gostoso, respiro paz...como é gostoso estar em contato com a natureza...




As cachoeiras, bater das águas cristalinas nas rochas, o contraste do verde...borboletas coloridas sobrevoando, gente como é bom ver o cair das águas...a tranquilidade se faz presente, escuto até o bater de meu coração...a gente até pensa em orar a Deus por tamanha beleza...



Que fazenda paradisíaca, lago cheio de peixes, quer comer peixe é só lançar isca e esperar...logo vem. O vento bate de leve deixando o ambiente em harmonia. De manhã o cheirinho do café, pão-de-queixo, bolo de fubá...TUDO QUE É BOM TEM POR LÁ.

Eis as belezas da região em que nasci. Leia um pouquinho de história desta pequena cidade de menos de quatro mil habitantes, porém, grandemente significativa em minha vida. Onde eu nasci!!!

Bom Jesus da Penha, conhecido como BJP faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2014 era de 3.987 habitantes. .O município pertence à Diocese de Guaxupé.
A sua história está ligada aos municípios de Passos, Cabo Verde, Jacuí e Nova Resende, por haver pertencido a cada um deles na condição de distrito. O distrito, com o nome de Senhor Bom Jesus da Penha, foi criado em Passos no ano de 1875. Foi elevado à categoria de freguesia em 1882, quando já pertencia a Cabo Verde. Em 1901, foi transferido para Jacuí, condição que permaneceu até 1911, quando foi incorporado ao município de Nova Resende. Passados 51 anos, desmembrou-se em 1962, adquirindo sua emancipação. Por ser uma cidadezinha encravada entre as montanhas de Minas Gerais, possui um clima agradável e belas paisagens. Todos os anos acontece no início de setembro a festa de expoagro , onde a população acolhe visitantes, geralmente das cidades vizinhas, que vêem em busca de animação, música e rodeio. Encontra-se também em seu calendário festivo outras festas, tais como: Festa de São Sebastião, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Festa do Milho, Encontro Folclórico e Encontro de Carreteiros, reunindo neste último dezenas de carros de boi em um grandioso desfile pela cidade. Realmente uma cidadezinha de um povo simples e hospitaleiro.
A principal rodovia de acesso ao município e a BR-265 que liga a Município de Alpinópolis com entrocamento para a cidade de Passos, onde falta poucos quilômetros para ser concluída, quando terminada ira ligar por asfalto o Bairro rural Mumbuca do Município de Passos, bem como de certa forma a projeto de ligação também ao Município de Nova Rezende, onde ficaria fácil o acesso de Passos a Poços de Caldas, comunicando o Sudoeste com o Sul de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário