sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

A VOZ (E A VEZ) DA EXPERIÊNCIA DOS IDOSOS!

 







 

Como é triste ver que os idosos não têm mais a juventude e não há mais espaços no mercado de trabalho, sentem-se inúteis embora com toda experiência acumulada . 
Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050 a previsão é que 22,5% dos brasileiros terão 65 anos ou mais (hoje são 26,1 milhões de pessoas, 13% da população). Um outro dado, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), constata que a inflação para os que têm mais de 60 anos é maior do que para o resto da população. Segundo os estudos, o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação de preços da cesta de compras de pessoas com mais de 60, registrou inflação de 4,16% no primeiro trimestre de 2015, a maior para o período desde 2003. Segundo a FGV, nos últimos 12 meses, o IPC-3i acumula taxa de 4%.


Diante desse cenário, cada vez mais pessoas acima dos 60 anos estão procurando recolocação no mercado de trabalho. Os desafios para cumprir esse objetivo passam pela acirrada competição com profissionais mais jovens; e pelo preconceito de muitas empresas que ainda veem com maus olhos a contratação de idosos.

                                                       

  Quem sabe se os comerciantes comecem a contratar idosos , verificando seus currículos , pois há muitos recém aposentados que estão saudáveis e podem , com certeza voltar ao trabalho, pois a aposentadoria paga pequenos salários que estão dificultando a vida de muitas pessoas que precisam urgentemente de dinheiro para suas famílias tocarem o barco no mar da vida. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário