Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada… E aí, vai dizer que não leu no ritmo da música? 😅A Casa, de Vinicius de Moraes, é uma das canções infantis mais conhecidas do país. A discussão sobre o significado da letra ressurge de tempos em tempos, dando asas às teorias mais mirabolantes.
O poema foi musicalizado e gravado da forma como conhecemos hoje em parceria com o cantor Toquinho. Entretanto, a história da casa que inspirou a canção e a relação de Vinicius com ela aconteceu muito antes de tudo isso. São várias as possibilidades, mas se você quiser conhecer a história e o verdadeiro significado do poema A Casa é só continuar a leitura!
Os significados por trás do poema A Casa
Uma das histórias mais conhecidas diz que o poema, na verdade, se refere ao útero de uma mulher, o primeiro lar de todo ser humano.A teoria até que faz sentido, mas não é a história real; ela já foi desmentida por Toquinho, autor da música Aquarela e amigo pessoal de Vinicius.
Outra hipótese afirma que o poema trataria da realidade das pessoas em situação de rua, descrevendo uma moradia ao relento. Apesar de interessante, esse também não é o significado verdadeiro. Pra entender o significado da letra, é preciso entender a história por trás da composição. Dá uma olhada:
História do poema A Casa
Ao contrário do que muitos pensavam, a casa muito engraçada não é fruto da imaginação do poeta. Ela existe de verdade e fica em Punta Ballena, no litoral do Uruguai.
O dono da casa
Tudo começou quando o artista uruguaio Carlos Páez Vilaró visitou Punta Ballena pela primeira vez, em 1958. Encantado com a cidade, Vilaró decidiu que ela era o lugar perfeito para construir seu ateliê definitivo.
No início, a casa era apenas um cômodo de lata, que foi crescendo aos poucos e dando lugar à madeira. Alguns anos mais tarde, o artista começou a cobrir a casa com cimento e moldá-la com as mãos, como se fizesse uma escultura.
A casa nunca foi planejada e Vilaró escolheu construí-la sozinho. Durante cerca de trinta anos, ele foi adicionando cômodos e outros ambientes de acordo com as necessidades que surgiam, como a chegada de amigos que vinham passar uma temporada no local.
Um desses amigos era o poeta brasileiro Vinicius de Moraes. Ele afirmava que, a cada vez que visitava o amigo, encontrava lá uma casa diferente, sempre maior, mas que nunca estava pronta e, definitivamente, era muito engraçada.Aos poucos, a casa e seu modo único de construção foram chamando atenção dos que visitavam a cidade e ela começou a se tornar um ponto turístico. Vilaró afirmava que a casa se nutria da energia dos milhares de visitantes que passavam por lá.
A Casapueblo, como foi batizada por seu construtor, hoje abriga um museu, uma galeria e um resort.
Significado da letra de
A Casa, de Vinicius de Moraes
O poema foi composto e cantado pela primeira vez em uma das viagens de Vinicius a Punta Ballena. O escritor criou a letra em homenagem ao amigo Vilaró, como uma canção de ninar para suas filhas, que ainda eram pequenas.
Na letra original, os últimos versos diziam: mas era feita com pororó, era a casa do Vilaró. A palavra pororó, como gíria, pode ser entendida como enrolação, algo que é demorado e sem objetividade, o que faria sentido com o modo como a casa foi construída.
A casa foi construída à beira de um penhasco e, de fato, quando olhada de frente, não parece ter teto. Justamente por ter sido moldada com as mãos e toda pintada de branco, a casa também não parece ter paredes; ela parece ser inteira, como uma única peça colocada sobre o local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário