Falar em público e fazer discursos é um pesadelo para muita gente. Mas saiba que existem algumas técnicas que podem te ajudar a ficar mais tranquilo na hora de enfrentar a multidão. Lembre-se: ter que discursar não é necessariamente terrível se você o fizer da forma certa e estiver bem preparado.
1 – Pratique antes
Um discurso é uma performance visual, assim como uma conversa, então vale a pena pensar como você quer ser visto pela sua plateia. Se você souber sobre o que irá discursar, ensaie seu discurso em frente a um espelho. Depois passe o discurso por um crítico severo, mas confiável: alguém lhe dirá se você está ficando entediante.
2 – Saiba o discurso de cor
É chato assistir a alguém lendo páginas de notas em voz alta, porque uma pessoa que está lendo não é capaz de fazer contato visual ou envolver-se emocionalmente com a plateia.
Então decore suas falas como se você fosse um ator. Suas notas, se precisar delas, devem estar em cartões de referência discretos que você use no máximo como lembretes. Saber seu discurso de cor fará com que você passe segurança e mais naturalidade durante a sua fala.
3 – Comece da melhor maneira
Não comece com agradecimentos ou um preâmbulo longo. Faça de suas primeiras palavras uma observação ou uma história que prenderá a atenção da plateia. Um caso pitoresco de boa aceitação deixará todo mundo à vontade, inclusive você.
4 – Use o corpo
Sua expressão facial, tom de voz e seus gestos são capazes de acrescentar calor e significado ao que você está dizendo, assim, não fique estático demais. Por outro lado, gesticulações frenéticas
irão distrair a todos. Encontre um equilíbrio.
5 – Se inspire e estude
Pesquise outros discursos para poder ter ideias de como se portar e falar. A plataforma TED Talks está repleta de ótimos discursos dos mais variados assuntos. Outro ponto muito importante é estar
preparado para todo tipo de pergunta. Pesquise muito sobre o que irá discursar para não se ver em uma saia justa.
6 – Seja breve
Discursos curtos são quase sempre preferíveis aos longos, por mais que o tema seja fascinante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário