domingo, 19 de fevereiro de 2023

EU SIGO ASTROMINAS...QUANDO A CIÊNCIA E CIDADANIA ANDAM JUNTAS!

 

Astrominas: quando ciência e cidadania andam juntas

Projeto criado por mulheres da USP aproxima meninas de 14 a 17 anos das diversas áreas da ciência, majoritariamente masculinas


por Bianca Camatta e Duda Ventura

Imagem: Divulgação/Astrominas

“São iniciativas que nós temos que ter porque nós [mulheres] não nos sentimos propriamente pertencentes aos cursos de Ciências exatas e da natureza. Então, quando as meninas olham e veem que existe uma mulher muito incrível trabalhando com astronomia, informática, física ou química, isso desperta vontade nelas”. Esse é o relato de Ana Clara de Paula Moreira, estudante do terceiro ano de física na USP e uma das participantes do projeto Astrominas, sobre a importância de iniciativas que incentivam a participação de meninas na ciência.

Idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, o Astrominas nasceu em 2019 e tem como objetivo não apenas estimular a inserção de meninas nas ciências, como também fazer com que elas se sintam capazes de compreender o cotidiano com base nas áreas científicas. 

“Caso elas escolham fazer Ciência, queremos que elas sintam que é possível, que aquele ambiente é para elas também. Mas para aquelas que não se sentirem atraídas pela área, que pelo menos elas tenham Ciência para se pautar no dia a dia nas decisões da vida delas”, comenta Lilian Soja, mestranda em Ensino de Astronomia no IAG e uma das coordenadoras do Astrominas.

Elysandra Cypriano, criadora do projeto, complementa que o diferencial do Astrominas é trazer o conhecimento científico de maneira aprofundada, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania. 

O projeto é voltado para meninas do ensino médio, entre 14 e 17 anos, e tem a astronomia como um ponto de partida para falar de outras áreas da ciências tanto por ser uma esfera interdisciplinar quanto por ser atrativa para as jovens. 

Além de incentivar garotas mais jovens e facilitar o caminho delas até a universidade, ainda traz benefícios para as mulheres que já estão na graduação. “Eu criei o Astrominas pensando nas minhas meninas [alunas de iniciação científica e mestrado] e nas dificuldades que elas tinham. Eu visualizei o que podemos fazer de diferente na Educação Básica e como isso poderia ser revertido em coisas boas para as alunas da graduação”, aponta Elysandra.

A cada ano, as inscrições são abertas e algumas meninas são selecionadas. Em 2022, 600 garotas de quase 17 mil inscritas participaram do evento, que ocorreu remotamente. As selecionadas têm acesso a palestras gravadas, rodas de conversa com graduandas e pós-graduandas nas áreas científicas, e oficinas em que as participantes simulam conceitos aprendidos por meio de objetos que possuem em casa. Lilian exemplifica as oficinas pela construção de espectrômetros, instrumento óptico que mede as propriedades da luz numa determinada faixa do espectro eletromagnético, e da simulação do efeito estufa dentro da casa delas. 

Os principais conteúdos abordados são de astronomia, geofísica, geociência, geologia, astrobiologia, oceanografia, matemática e física. Porém, para além dessas áreas, o evento aborda assuntos das ciências humanas, a fim de estimular o entendimento sobre a cidadania e a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

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