É difícil imaginar um mundo ao nosso redor sem a existência da mentira.
Os outros mentem, nós mentimos, há grandes mentiras históricas, a mídia mente… Psicólogos afirmam que, antes, para entender por que as pessoas mentem, é preciso entender a causa.
De acordo com a definição clássica dos dicionários, “mentira” significa emitir algo falso, que é oposto à verdade, mesmo sabendo dela. Ou seja, é algo intencional, já que o mentiroso conhece a verdade mas opta por falar outra versão dela.
Mas será que a mentira é apenas para benefício próprio ou ainda para prejudicar outras pessoas?
Você nunca se pegou mentindo por medo de falar a verdade ou por impulso? Será que não há problemas ocultos no emocional e no psicológico dos mentirosos?
Afinal, por que as pessoas mentem?
Afinal, por que as pessoas costumam mentir?Omissão não é mentira: Outra afirmação bem comum é que a omissão da informação é uma forma ética de mentira. Isso por que as informações não são falseadas, mas sim ocultadas. Assim, as pessoas mentem sem sentimento de culpa.
É importante destacar que há patologias como a mitomania em que a pessoa usa a mentira como forma de apoio para si e neste caso, a causa é mais profunda.
A mentira é, na verdade, um comportamento social. Ou seja, é aprendido e reproduzido desde os primeiros anos de idade.
E por isso é comum que na fase jovem e adulta, a pessoa desenvolva atalhos e procedimentos psicoemocionais para evitar alguns impasses morais e perturbações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário