sexta-feira, 31 de março de 2023

ROUBANDO A BELEZA DO LAGO...CADÊ OS AMBIENTALISTAS DE LONDRINA?

 


Eu, simples cidadão, como milhares de pessoas que amam o Lago Igapó, estão entristecidos com esta obra que toma corpo e cresce e aparece roubando a beleza natural do lago. Como a administração Belinati permitiu tal obra em área de preservação ambiental? Não se pode permitir construção comercial na beira do lago. Já imaginou uma área que não tem espaço para estacionamento, no grandioso espaço comercial vai prejudicar o lago, jogando sujeiras nas águas.

Vamos contemplar , olhar e sentir que brevemente teremos o comércio estabelecido na margem do Lago Igapó. Essa calma imagem será substituída pelo progresso que quer abocanhar tudo!

                                 Aproveite o silêncio que o barulho do progresso vem aí...

                   Até quando os poderosos vão comprando tudo e que se lasque os sonhadores de Londrina e pensam que devem ser respeitados os espaços de mata ciliar... Até quando? Cadê o ambientalista que é uma pessoa que se identifica com a luta pela defesa do meio ambiente e das pessoas e animais que ali vivem.

DIA NACIONAL DO NUTRICIONISTA ... Comer é uma necessidade, mas comer com inteligência é uma arte.

 




nutrição é um aspecto extremamente importante para manter uma vida saudável. Os profissionais dessa área sempre estão se aperfeiçoando para melhorar a qualidade de vida das pessoas através da alimentação.
O Dia do Nutricionista é uma excelente oportunidade para você fazer uma linda homenagem a essa profissão que ajuda as pessoas a terem uma vida saudável.


Foi pensando nisso que selecionamos ótimas frases de Dia do Nutricionista para você expressar sua gratidão e admiração por essa profissão que nos faz comer bem e ter uma excelente qualidade de vida.

                                     A primeira riqueza é a saúde. Exercício é rei, nutrição é                              rainha, junte-os e você terá um reino. Comer é uma                                    necessidade, mas comer com inteligência é uma arte. 

               A   vida é  uma tragédia de nutrição.

 

A HISTÓRIA NOS MOSTRA: "NO PERÍODO COLONIAL O POVO ERA PORCO E NEM SABIA!"


Cês tão ligados que a palavra “higiene” nem constava no vocabulário até meados do século XIX (19)? No período Colonial o povo era porco e nem sabia.

Então, vamos de fatos históricos sobre a FALTA DE HIGIENE naquela época.

1- A única parte do corpo que era razoavelmente limpa, naquela época, eram os pés; justamente porque havia bicho-de-pé e o bagulho incomodava pra caramba.

Higiene de centavos

2- Raramente o interior das casas eram limpas. Às vezes passava-se uma vassourela de bambu. Água? Nem pensar.

Higiene de centavos

3- Imaginem o fedor dos quartos…

Para evitar o mau cheiro, queimava-se plantas perfumadas. Não sei se funcionava legal para evitar a catinga, mas a queima ao menos funcionava para afastar insetos.

Higiene de centavos

4- Banho diário no período Colonial? Jamais. Apenas os indígenas e os escravizados se banhavam diariamente nos rios. Os demais, geralmente passavam um paninho úmido no corpo.

Higiene de centavos

5- As mesas de jantar eram propositalmente bem altas, o prato ficava próximo ao queixo para então usar as mãos para comer e evitar cair comida no chão e assim evitar o desperdício. Sim, o povo comia com as mãos.

Eu só fico pensando que, como não tomavam banho, a coceira de kur era frenética e a mão suja que coçava o furico também alimentava. Credo.

Higiene de centavos

6- D. João VI, tomava banho (quando tomava) apenas no mar e só o fazia para curar uma pereba que ele tinha na perna.

Higiene de centavos

7- O cocô e o xixi, após excretados em um penico, eram lançados na rua através das janelas. Da mesma forma, quem estava vagando pela rua levava uma cagada na cabeça e sentia vontade de cagar, fazia ali mesmo suas necessidades fisiológicas, sem cerimônia alguma. O povo urinava e defecava em público, genteeee! Ainda bem que agora é só no carnaval que isso acontece.

período Colonial

 

período Colonial

8- A sífilis trazida pelos europeus transformou-se em uma epidemia e permaneceu sendo a 4ª maior causadora de morte até a Segunda Guerra Mundial. Como que o povo conseguia transar com tanto fedô, Pai???

período Colonial

9- Como o açúcar era artigo de luxo, dentes podres eram sinal de riqueza. E tem gente que ainda defende o conservadorismo. scrr

Higiene de centavos

10- O cabelo da mulher era considerado sua “coroa gloriosa”, por influência religiosa. Logo, deveriam estar belos e arrumados e por isso, as moças lavavam o cabelo uma vez por mês.

período Colonial

11- Todo mundo tinha piolho. Catar piolho no amigo/familiar era um passatempo das pessoas. As pessoas se reuniam alegremente após o almoço para um catar piolho no outro.Agora é cravo, né?

quinta-feira, 30 de março de 2023

POR QUE DIZEM QUE OS GATOS TÊM SETE VIDAS?

 


Ninguém sabe ao certo.  Será que tenho sete vidas? 
"O mais provável é que eles ganharam a fama por causa do seu sistema imunológico eficiente - já notou que é difícil gato ficar doente? - por sua exímia agilidade, que lhes permite cair sempre de pé", diz o zoólogo Carlos Alberts, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em comportamento animal. Mas por que sete e não outro número? O curioso é que a quantidade de vidas varia de uma parte do planeta para outra. Nos países de língua inglesa são nove, em vez de sete vidas. Os dois números têm um significado místico especial em diversas culturas e religiões. Na cabala, o sete é um dos algarismos de maior potência mágica e o nove não fica atrás, representando a vida e a abundância. Ainda que seja impossível apontar a origem exata da lenda, acredita-se que ela esteja na Idade Média, quando se imaginava que as bruxas se associavam aos gatos, principalmente os pretos. Em 1584, no livro Beware the Cat (Cuidado com o gato), o escritor inglês William Baldwin dizia que "é permitido às bruxas possuírem o corpo do seu gato por nove vezes". Outro inglês, John Heywood, reuniu, em 1546, uma coletânea de provérbios, dos quais um dizia que "a mulher, assim como o gato, tem nove vidas". Já os árabes e turcos nada tinham contra os gatos (Maomé vivia cercado deles) e seus provérbios falam em sete vidas. É provável que tenham passado essa versão para espanhóis e portugueses na ocupação da Península Ibérica pelos mouros - que teve início no século VIII e durou quase 800 anos. A partir de Portugal, o mito das sete vidas felinas logo chegou ao Brasil. Essa lenda surgiu da Idade Média, quando os gatos, assim como as bruxas e magos, eram vítimas da Inquisição. Apesar dos esforços para acabar com eles (que maldade) eles dificilmente diminuíam em número. Isso porque havia muitos de seus defensores, pessoas que escondiam e criavam gatos secretamente. Assim, os inquisidores afirmavam que só tendo mesmo parte com misticismo e afins um bicho continuaria por aí, mesmo sendo tão caçado. Assim, surgiu o termo que o gato tem sete vidas.

UM DOS LUGARES MAIS LINDOS DO MUNDO !

 



Monte Fuji, Japão
Com 3776 metros de altitude, o monte Fuji é a montanha mais alta do Japão e um dos cartões-postais mais conhecidos do país. Sua forma simétrica tem sido inspiração para poemas, fotos, romances e objetos de arte há muitas gerações. O período mais propício às escaladas é durante o verão, mais precisamente nos meses de julho e agosto. Estima-se que 200 mil pessoas sobem até o cume em cada temporada. 


quarta-feira, 29 de março de 2023

PESQUISA FEITA NO RIO DE JANEIRO: "O QUE SERIA DO MUNDO SE ACABASSE O PRAZER SEXUAL?"






     Ao contrário do que se pensa, as pessoas continuam sexualmente ativas na velhice. Há pessoas com mais de 80 anos fazendo relações sexuais. Pesquisa num universo de  três mil pessoas com idades entre os 57 e os 85 anos. O estudo revela também que os maiores problemas na performance sexual provêm de problemas de saúde e da falta de parceiro ou desejo sexual. 

A importância de um parceiro nestas idades é fundamental. Segundo Edward Laumann, professor da Universidade de Chicago, e um dos responsáveis por este estudo, "há muitas pessoas que pensam que a idade está relacionada com a atividade e o interesse sexual", adiantou à BBC. No entanto, "pessoas saudáveis são sexualmente ativas se tiverem um parceiro", afirma, sublinhando a importância que um companheiro assume na vida da pessoa.
Na velhice também é possível praticar sexo. 73% dos inquiridos, com idades entre os 57 e 64 anos, afirmaram terem tido sexo no último ano. Entre os 64 e os 75 anos, 53 % continuam a praticá-lo, enquanto 26% ainda o pratica entre os 75 e os 85 anos. As pessoas que dizem ter vida sexual ativa fazem-no mais de duas vezes por mês. E não ficam por aqui.  A masturbação também não lhes é estranha. Apesar de terem parceiros sexuais, metade dos homens confessa praticá-la, enquanto um quarto das mulheres também admite fazê-lo.

...E SE ACABASSE O PRAZER SEXUAL?

RESPOSTAS:


  • "No curto prazo, isso ia ser devastador pra economia, por destruir várias indústrias muito importantes atualmente. A médio prazo, o mundo ia ficar muito mais produtivo em outros setores, o crescimento ia ser acelerado. Mas imagino que o prazer sexual e a vontade de ter artifícios para conquistar pessoas seja um estímulo muito importante na busca por lucro e inovação, então talvez isso afetasse mal o desenvolvimento a longo prazo.

    • Seríamos mais sóbrios e menos animalescos?!? O sexo passaria a ser um ato racionalizado, precedido de todo um planejamento e intenção motivadora, visto que o "prazer", ou satisfação carnal, estaria ausente enquanto "recompensa" ou motivação primária para o ato sexual.



          • Se começasse hoje isso pra mim não ia fazer diferença, 18 anos e bv ainda, então não ia ter problema e se brincar usaria melhor meu tempo

              • Gente, a assexualidade existe.

                  • Eu concordo em parte, o instinto é fundamental para a maioria dos animais na reprodução mas o prazer é muito comum pelo menos nos mamíferos. Isso é muito mais evidente em símios como macacos-prego, macacos-de-cheiro e saguis, e observa-se o mesmo comportamento em cães, gatos domésticos. Eu já observei isso em onças! Então, acho que isso indica nível de consciência de que o ato da masturbação dá prazer.
                    Outro ponto é, se o prazer nunca tivesse existido em humanos, não seria interessante considerar se isso surgiu exclusivamente em humanos ou não? Considerando que primatas em geral tem comportamento sexual bem evidente e que somos primatas, se fosse algo exclusivo nosso, talvez nossa espécie não existisse por simples competição com outras espécies de hominídeos. Se não fosse exclusivo, e fosse característica geral de primatas poderíamos não ter surgido também, ou pior, se fosse algo generalizado para mamíferos a evolução do grupo poderia ter sido completamente diferente, sendo extinto por competição com os dinossauros ou não tendo aproveitado os nichos vagos após a extinção dos grandes répteis.