Me conta uma coisa…. Como é que funciona aí na sua casa? As tarefas são divididas ou sobra tudo para uma pessoa só?
Mais especificamente para mãe? Se a sua reposta foi a primeira, você e os demais habitantes da sua casa estão de parabéns! Agora, se foi a segunda, vamos lá rever alguns conceitos básicos!Vamos combinar que já está mais do que passada a hora de mudarmos esse pensamento machista de que as tarefas domésticas são de responsabilidade da mulher não é mesmo? E se você pensa que isso é pensamento só de homem, está muito enganada! Você, mulher, tem grande culpa nisso. Sabe como? Quando você acha o máximo que seu marido lava a louça do jantar, leva o lixo para fora ou ainda, troca a fralda do filho!!! E você se vangloria toda para suas amigas que tem um maridão que super te ajuda em casa. Entendeu? Vamos parar agora com isso, ok? Isso é um dever, uma responsabilidade e nenhum mérito para ser elogiado! É assim, nos pequenos detalhes, começando pelas nossas pequenas atitudes que vamos arrumar essa bagunça toda que vem de muito tempo!
É imprescindível entendermos que as tarefas SÃO DA CASA e não sua! Portanto, é mais do que justo que elas sejam divididas por todos que moram nela. Todos têm que ter uma tarefa, inclusive às crianças! Sim, isso mesmo, crianças a partir dos 3 anos já podem e devem ter algumas responsabilidades. Claro, sempre com muita paciência e amor, os pais podem ensinar as pequenas tarefas, supervisionando e incentivando.
Mas leia bem, eu disse Dividir, e não Ajudar!
Nada de falar para seu filho “Vamos ajudar a mamãe a arrumar a casa?”. Temos que entender e passar para nossas crianças que isso não é ajuda. É muito importante que eles desde cedo entendam seus deveres e obrigações e façam sua parte. Assim, com certeza crescerão adultos muito melhores com consciência do valor da organização e dos benefícios que ela nos traz.Abaixo algumas dicas do livro “Acabe com a Bagunça”, de Cyntia Townler Ewer:
De 3 a 5 anosOs pequenos podem – e devem – guardar brinquedos, ajudar a arrumar a cama, colocar a roupa suja no cesto e ajudar a alimentar animais de estimação.
De 6 a 8 anosPeça para o seu filho regar plantas, dobrar meias e calças, guardar roupa limpa, arrumar a cama e manter o quarto arrumado – sempre que possível.
De 9 a 10 anosNesta idade as crianças já podem trocar a roupa de cama, lavar a louça, preparar lanches simples, tirar poeira da casa e varrer o chão.
A partir de 11 anosOs pré-adolescentes devem ter tarefas diárias, como, por exemplo, ajudar a cozinhar, lustrar móveis, passar aspirador e lavar o chão.
Mas, atenção! Essas tarefas são apenas um guia, e devem ser adaptados de acordo com as necessidades de cada um.Cuidar da casa é responsabilidade de todas que nela habitam, independe de gênero ou idade!
O mundo mudou, estamos avançando, mas temos muito o que melhorar ainda. Então, comece você sendo a mudança que quer no mundo! Mude também! Reveja seus hábitos. Vamos quebrar as crenças limitantes e evoluir!Remando juntos, chegaremos lá! Porque #juntossomosmaisforte
Nenhum comentário:
Postar um comentário