Para muitos gerentes, colaboradores altamente motivados fazem o que são pagos para fazer, apenas o que está escrito em sua descrição de trabalho. Mas para mim, colaboradores altamente motivados fazem mais do que eles são pagos para fazer – eles fazem o que precisa ser feito para cumprir a missão. Eles se empolgam com o que estão fazendo. Eles não desistem facilmente; buscam maneiras de fazer as coisas melhor, mais barato e mais rápido. Eles trabalham longas horas e nunca reclamam.
A maioria das pessoas são altamente motivadas a fazer alguma coisa. Aqueles que não apresentam as características de colaborador altamente motivados se transformam quando saem do local de trabalho para desenvolver os seus interesses fora do trabalho.
Eles gastam o tempo livre e dinheiro nessas atividades. Eles leem, praticam e frequentam cursos para melhorar suas habilidades e conhecimentos. Conversam animadamente sobre seus interesses com entusiasmo e compartilham seus conhecimentos e experiências com os outros. Eles podem assumir papéis de liderança em um grupo religioso, civil ou educacional, em que se responsabilizam por tarefas, comissões e qualquer outra coisa que precisa ser feito. Eles fazem tudo isso sem receber nada e muitas vezes usam seu próprio dinheiro para despesas. Muitas dessas pessoas são aquelas que gestores e colegas de trabalho dizem não estar altamente motivados.
Hobbyistas de Alto Desempenho
Por que essas pessoas agem de forma diferente no seu tempo livre? Sim, eles estão livres para ir atrás de seus interesses; eles podem fazer o que eles querem fazer. Mas, muitas vezes, eles fazem muitas das mesmas coisas que eles fazem no trabalho. Cada hobby, desporto, exercício e atividade cívica ou religiosa é repleta de frustrações, derrotas, re-trabalho e a repetição irracional. Mas de alguma forma estas situações não fazem as pessoas ficarem deprimidas, cínicas, e negativistas, como podem ficar em seus trabalhos. Em vez disso, em resposta aos desafios da sua vocação, a maioria das pessoas se tornam mais motivados.
Em cada jogo, a intenção de quase todas as regras e regulamentos é fazer com que o comportamento torne-se mais divertido. As regras e normas de trabalho não evoluíram para produzir diversão para o trabalhador.
Ambos os jogos e trabalho tentam levar as pessoas a investir muito esforço em comportamentos que não engajariam de outra maneira. Nos jogos, o objetivo da maioria das regras e regulamentos é fazer com que o comportamento torne-se mais divertido. Infelizmente, aqueles que elaboram as normas e regulamentos do trabalho, muitas vezes, tomam um caminho diferente – com resultados dramaticamente diferentes.
As pessoas adoram os jogos, porque, pelo modo como são projetados, produzem altas taxas de reforçamento positivo. E o reforçamento nos jogos é pessoal, imediato, contingente, e frequente. Chutar a bola e vê-la ir para onde você pretende é reforçado positivamente. Os membros da equipe e espectadores elogiam desempenho. Os registros (fotos, vídeos…) são mantidos para que o evento pode ser revivido posteriormente.
Quantas oportunidades diárias as pessoas têm de acompanhar suas próprias realizações no trabalho? Será que elas têm um registro do que eles fizeram para que eles possam mostrar aos outros ou revisá-lo por conta própria? Suas realizações são comemoradas? Em uma equipe de golfe, cada tacada boa é comemorada pelos jogadores. Quantas boas tacadas você observa no dia-a-dia no trabalho? O trabalho não é usualmente organizada para nota-las, acompanhá-las, ou celebrá-las.
Examine o comportamento de pessoas altamente motivadas e você vai encontrar reforçadores – ou uma história de reforçamento – que se assemelha ao que é encontrado na maioria dos jogos. Raramente a pessoa altamente motivada é alguém altamente motivada em todas as situações. Ao contrário, elas são altamente motivadas em algumas situações, e menos em outras. Quando percebemos isso, a questão muda de: “Por que algumas pessoas são mais motivadas do que as outras?” para: “Por que algumas situações são mais motivadoras do que outras?” Para se ter colaboradores altamente motivados, crie um ambiente de trabalho altamente motivador.
Um Jogo chamado trabalho
Se tivéssemos pessoas altamente motivadas, não precisaríamos de empregado do mês, porque não poderíamos escolher um que seja melhor do que os outros. Nós não precisamos de metas de desempenho, porque todos já estariam fazendo o máximo que poderiam. O que seria das avaliações de desempenho e rankings. Pense no tempo e dinheiro que poderia poupar com a eliminação desses sistemas e das atividades que os acompanham.
Podemos criar colaboradores altamente motivados? A maioria dos empregados entram no emprego com a intenção de fazer o melhor que podem. Infelizmente, o tempo no trabalho tende a diminuir a motivação. A maioria dos sistemas organizacionais são projetados para premiar apenas alguns funcionários; como resultado, muitas pessoas não estão motivadas e deixam os seus empregadores, porque eles não se sentem gratificados por suas contribuições.
Autonomia (empowerment), participação (involvement) e apropriação (ownership) são tentativas de trazer reforçamento positivo para o trabalho. De um ponto de vista comportamental, a maioria dos locais de trabalho são mal concebidos, e inadequados de uma perspectiva de reforçamento.
Pior ainda, as iniciativas implementadas para tornar o trabalho mais reforçador se sobrepõem aos sistemas e processos disfuncionais. Elas geralmente exigem que os empregados encontrem ou criem reforçadores diante de sistemas, processos e práticas de gestão que mais punem ou ignoram os comportamentos que deveriam promover. Na maioria dos casos, essas intervenções estão fadadas ao fracasso.
Sim, você pode criar locais de trabalho em que todos os colaboradores estejam altamente motivados, se todo o sistema é projetado para assegurar que os comportamentos relevantes sejam reforçados na hora certa, no caminho certo, para as coisas certas e na frequência certa. Você pode produzir alta performance para diferenciar sua empresa da concorrência. Você pode tornar seu local de trabalho altamente motivador.
Como você se diferencia comportamentalmente, as reforçadores serão positivos e apropriados, e não haverá fim para o que você pode realizar.
Artigo publicado no PMeZine (The Performance Management Magazine) em 18 de marco de 2011 e traduzido por Hélder Lima Gusso. Original, em inglês, disponível em: http://www.pmezine.com/Perfectly-Motivated-People.
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