O H É LETRA INCRÍVEL, MUDA TUDO DE REPENTE. ONDE ELE SE INTROMETE TUDO FICA DIFERENTE... SE VOCÊ VEM PARA CÁ, VAMOS JUNTOS TOMAR CHÁ. SE O SONO APARECE, TEM UM SONHO E ADORMECE. SE SAI GALO DO POLEIRO, POUSA NO GALHO LIGEIRO. SE A VELHA QUISER LER, VAI A VELA ACENDER. SE NA FILA ESTÁ A AVÓ, VIRA FILHA, VEJA SÓ!
SE DA BOLHA ELE ESCAPAR, UMA BOLA VAI VIRAR. SE O BICHO PERDE O H, COM UM BICO VAI FICAR. HORA ESCRITA SEM H, ORA BOLAS VAI VIRAR.
ESSE POEMA NOS CONTA UM POUCO DAS “MALUQUICES” DE UMA LETRA DO ALFABETO, A LETRA H. ESSA É UMA LETRA QUE TEM UM SEGREDO COM RELAÇÃO AO SEU SOM. SE ELA APARECE NO INÍCIO DAS PALAVRAS VEJA O QUE ACONTECE LENDO-AS EM VOZ ALTA.
HEITOR HOMEM HUMANO HÓSPEDE HOSPITAL CONSEGUE PERCEBER ALGO EM COMUM ENTRE ESSAS PALAVRAS E O SOM PRODUZIDO PELA LETRA H?
QUANDO A LETRA “H” OCUPA A POSIÇÃO INICIAL NAS PALAVRAS ELA NÃO reproduz SOM ALGUM, OU SEJA, O SOM É MUDO.
PERCEBA QUE SE TIRARMOS A LETRA H, A LEITURA DAS PALAVRAS CONTINUA INDICANDO A MESMA PALAVRA DE ANTES. MAS, SE A LETRA “H” ESTIVER NO MEIO DAS PALAVRAS COMO EM: CHAVE SONHO LINHA AMORZINHO ACHATADO ELA PASSA A SER IMPORTANTE PARA QUE A PALAVRA PRODUZA O SOM ADEQUADO.
SE TIRARMOS O H DA PALAVRA CHAVE ELA 3 MUDA E VIRA CAVE.
NO SONHO A PALAVRA VIRA SONO...
VALE LEMBRAR QUE A LETRA “H” APARECERÁ NO MEIO DAS PALAVRAS SEMPRE ACOMPANHADO DAS CONSOANTES N, L OU C. E NUNCA APARECERÁ POR ÚLTIMO. AH, NOMES SÃO DIFERENTES! QUANDO OS PAIS ESCOLHEM OS NOMES DE SEUS FILHOS, ESSAS EXCEÇÕES PODEM ACONTECER. E VOCÊ TAMBÉM DEVE ESTAR PENSANDO NO SHAMPOO. ESSA É ESCRITA ASSIM POR CAUSA DE SUA ORIGEM. DIZEMOS QUE ESSA É UMA PALAVRA IMPORTADA, OU SEJA, NÃO FAZ PARTE DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário