segunda-feira, 19 de junho de 2023

DESESPERO: PECUARISTA IMPROVISA FOGUEIRAS PARA GADO NÃO MORRER DE FRIO EM MS!

 PECUÁRIA

 

Um produtor rural do pequeno município de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, teve que fazer várias fogueiras na propriedade para impedir que o rebanho morresse de frio em virtude das baixas temperaturas que assolam o estado. Desde a quarta-feira (14), a massa polar que avançou pelo Brasil já matou 1.071 cabeças de gado no estado e os animais, que não estão acostumados a frio tão intenso, morreram em várias cidades. O gado pantaneiro, o mais prejudicado pelo frio severo, foi o que mais morreu porque a raça é muito sensível a baixas temperaturas. O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Daniel Ingold, explica que essa raça está mais adaptada ao clima quente e que o corpo dos animais estava acostumado a altas temperaturas, mas a queda brusca no clima acabou deixando o rebanho muito exposto.

"O que aconteceu agora é uma inversão. Os animais que estão com o corpo quente estiveram expostos a uma temperatura muito baixa. Com umidade elevada, vento e frio, fica mais difícil dos animais resistirem", esclarece Ingold, acrescentando que o número de mortos pode ser ainda maior.

O clima melhora a partir desta segunda-feira (19), mas no dia 25, as temperaturas voltam a cair e então inicia o inverno no Sul do Brasil que, este ano, promete não ser muito forte por conta do El Niño.


Nenhum comentário:

Postar um comentário