Olha, todos nós temos manias. Risíveis, engraçadas. A maioria das manias são detalhes inofensivos. Na verdade a mania pode ser apenas um hábito. As manias são leves. Eu, por exemplo, tenho uma mania, que não afeta ninguém, e ainda não me causou nenhum transtorno. Tenho a mania de tirar a aliança quando chego em casa. Parece que a aliança incomoda e sempre foi assim. Ao acordar à noite , abro os olhos e procuro no rádio relógio as horas da madrugada. Minha esposa Arlete me pergunta Por que essa mania de ver as horas? Durmo num quarto semi escurecido. Nosso cérebro está no comando durante as 24 horas. Certos dias ele me dá uma trégua: acordo apenas uma vez. Outras, acordo três. Mas ainda não estou preparada para dormir sem ver as horas. E meu cérebro viciou em acordar, ver as horas e dormir em seguida. - Mas o que leva você a acordar várias vezes?
- Meu cérebro... - Mas por que ver as horas de madrugada, criatura?Tenho um amigo que cada frase que termina pergunta se eu entendi?. Sei que isso não tem a mínima importância, mas já entrou na área de saúde pública pelo fato que tenho de dizer 30 vezes que entendi. Enquanto minhas manias ficarem num patamar sustentável não me preocupo: Na verdade poucas manias têm peso. E como é bom quando o espírito não envelhece, quando podemos brincar com nossas esquisitices. Tirar sarro delas. Por certo, teremos momentos mais à frente onde vamos nos deparar com coisas bem mais sérias. A notícia será a mesma e o relógio vai parar de funcionar na hora certa. Enquanto isso vou curtindo minhas madrugadas enquanto meu relógio dá suas voltas. E eu feliz, tenho mais 6 horas de sono numa cama quentinha.
Confira a lista de hábitos ruins:
1 - Se gabar
É normal contar coisas legais que aconteceram na sua vida, mas cuidado para não exagerar ou usar um tom de superioridade.
2 - Se atrasar
O profissional que não consegue cumprir horários de chegada no expediente e reuniões não costuma ser respeitado pelos demais.
3 - Ser mal-educado
Uma pessoa mal-educada ou que não tem cuidados mínimos de limpeza pode causar problemas e incomodar muitos colegas de trabalho.
4 - Se queixar o tempo todo
Claro que todos os funcionários têm motivos para reclamarem de algumas tarefas ou atividades. Porém, aquele funcionário que só sabe se queixar do chefe, dos colegas e do trabalho não é uma companhia agradável para os demais. Além do mais, essa conversa negativa pode desmotivar e contaminar os colegas.
5 - Deixar a higiene de lado
Os funcionários que não são cuidadosos com a higiene e com as roupas que usam passam a impressão de que não se importam com o trabalho. Obviamente, não será escolhido para representar a empresa para outras companhias ou clientes.
6 - Fingir que está doente
Ao longo da vida profissional, é normal se ausentar do trabalho por causa de problemas de saúde. No entanto, fingir que está doente para ficar em casa e transformar isso em um hábito são comportamentos que prejudicam a imagem de um funcionário em toda a empresa.
7 - Ter manias ansiosas
Um funcionário que passa o dia roendo unhas, batendo os pés, estalando os dedos ou conferindo o celular pode parecer entediado com suas tarefas. Além disso, tais manias podem distrair ou incomodar os colegas de trabalho.
8 - Fazer outra coisa durante as reuniões
Mexer no celular, trocar mensagens ou ter conversas paralelas demonstra que o colaborador não está prestando atenção na reunião que está acontecendo.
9 - Interromper os outros
É normal complementar o que outras pessoas estão falando, mas cuidado para não interromper conversas alheias ou atrapalhar a linha de raciocínio de outra pessoa. Não interrompa sempre, pois esse é um hábito rude.
10- Vender tudo ou arrecadar doações
É interessante quando um colega vende alguma coisa no trabalho ou pede doações para ajudar uma boa causa social. Porém, cuidado para não insistir demais nessas atividades paralelas.
11 - Ser muito barulhento
Ficar cantarolando enquanto os outros tentam trabalhar ou falar muito alto são distrações para os demais colegas de trabalho.
12 - Xingar
Usar palavrões e usar uma linguagem de baixo calão pode ser considerado pouco profissional e até mesmo causar demissões, dependendo do ambiente de trabalho.
13 - Fazer ligações pessoais todos os dias
Conversar ou trocar mensagens com amigos e familiares não pode ocupar todo o expediente de um funcionário. Então, cuidado com o equilíbrio e respeite as regras da companhia sobre esse assunto.
14 - Formar um grupinho fechado
O profissional pode não gostar de todas as pessoas que convive no trabalho, mas não deve formar apenas um grupinho com quem conversa e excluir os demais. A melhor atitude é ser educado e amigável com todos, para saber trabalhar em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário