segunda-feira, 11 de setembro de 2023

SOLIDARIEDADE É AMOR ! ENCHENTE NO RGS

 10 de setembro de 2023

 

Cidades do Vale do Taquari - RGS  / Ciclone extratropical



                   - Taís Luso de Carvalho AO BLOG DO OSWALDO


Ultimamente parece que muitos corações vão explodir de emoção. É o que fazem os atos de solidariedade. Esses atos são puro amor. Amar é quando nos despimos de tudo que é irrelevante e damos voz ao coração. Eu senti isso muito forte nas pessoas; amor, compaixão, solidariedade! Que maravilha é ver e sentir isso nas pessoas, pois hoje só vemos notícias de crimes, assaltos, egoísmos e guerras incompreensíveis, terror! Mas o amor existe.

Não há quem não se emocione muito quando um Ciclone invade dezenas de municípios, quase todo o meu Estado, o Rio Grande do Sul - no sul do Brasil. Vi de tudo, a pior tristeza e a maior solidariedade - juntas. Como sempre, povo ajudando muito  o próprio povo.  

Pessoas de todas as idades, jovens a idosos, saíram de outras cidades e foram ajudar as dezenas de municípios atingidos. São 46 mortes, mais de 46 pessoas ainda desaparecidos, 3193 desabrigados e 8282 desalojados e  900 feridos. 

Na cidade de Muçum Roca Sales e outras não existe mais nada: foram-se com as águas, o hospital, farmácias, supermercado, Bancos, cemitério, lojas. Vários jornalistas sob muita emoção, rumaram aos inúmeros municípios, a fim de mostrar a tragédia e ajudar na arrecadação de alimentos, garrafas de água, colchões, material de limpeza etc. A água era tanta que cobriu prédios de dois andares. As regiões de “Roca Sales, Muçum, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado", entre tantas outras, foram das mais afetadas. Uma vaca e algumas suínos foram parar nos telhados das casas, mas já resgatados (foto). Cidades sem luz, sem internet, sem telefone. São 92 cidades atingidas.

Foi a primeira vez que vi uma jornalista, Cristina Ranzolin – RBS Porto Alegre, não conseguir esconder sua emoção após entrevistar um senhor da cidade de Muçum, que não aguentou a tragédia e virou de costas para chorar. Naquele momento, Cristina o  abraçou, muito comovida. E, naquele ponto da gravação, penso que todos que viram a cena, ficaram muito emocionados, difícil de segurar as lágrimas.

Agora, essa gente que perdeu tudo o que construiu durante uma vida toda, precisa acreditar; precisam da solidariedade de todos,  precisam do amor dos seus semelhantes.

Passei essas noites de insônia com aquelas imagens que me sensibilizaram muito, e aquelas imagens que vimos faz com que acreditemos no ser humano: sim, eu vi  que o amor existe!

Triste saber, agora, pelo serviço 'Clima Tempo', e outros serviços de meteorologia, que nesta semana, de 11 de setembro, virá novo ciclone.


 Vaca foi parar em cima do telhado



Nenhum comentário:

Postar um comentário