terça-feira, 24 de outubro de 2023

REFLETINDO : PENSO, LOGO ESCREVO !

 izado no Mozi


lla Firefox a 100%


Refletindo ....PENSO, LOGO EXISTO!


"Quando o vento é contrário e não nos deixa avançar na direção certa, há que ter a cabeça liberta, o coração bem aberto e recorrer a todas as forças para navegar contra a corrente.

Não é fácil, mas é absolutamente necessário".

M.Ángel S. Guerra

GAragem de Verão ...

A quem está em férias ou vai entrar:
O CRIANCICES deseja umas ÓPTIMAS FÉRIAS


O CRIANCICES vai de FÉRIAS!



R.S.

Literatura infantil de José Saramago




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"Um atelier concebido a partir do livro e do filme de animação A Maior Flor do Mundo (texto de José Saramago, ilustrações de João Caetano e edição da Caminho, 2001) poderá ser realizado gratuitamente nas bibliotecas públicas e nas escolas de todo o país.
Uma iniciativa da Fundação José Saramago, “cumprindo dois dos seus objetivos programáticos, o do desenvolvimento do gosto pela leitura e o da defesa da Língua Portuguesa”.




Fundação José Saramago
Avenida Almirante Gago Coutinho, 121
1700-029 Lisboa
http://www.josesaramago.org
http://blog.josesaramago.org

Daqui ...

Um Blog a visitar: letra pequena

TERÇA-FEIRA, JUNHO 01, 2010

Dia Mundial da Criança



Hoje é o Dia Mundial da Criança

http://conversademenina.files.wordpress.com/2009/05/brincadeiras.jpg
PARABÉNS A TODAS AS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS!

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Neste dia é importante não esquecer:

Guné-Bissau: Ajudem os "Meninos Talibãns"!

Reproduzido a partir do blogue Cheiro a Pólvora de Luís de Castro

40 jornalistas de todos os órgãos de comunicação social juntaram-se numa iniciativa inédita de solidariedade.

Cada um reescreveu um conto tradicional e cedeu os seus direitos de autor à ONG guineense "SOS-Crianças Talibés" (Crianças Talibés") que luta contra o tráfico de crianças no continente africano.

Meninas que estiveram fechadas

num quarto durante 8 anos a serem violadas

A "SOS-Crianças Talibés" luta contra os mestres corânico que prometem levar as crianças para as Madrassas, mas que acabam por introduzi-las nas redes de tráfico. Essas redes operam a partir da Guiné-Bissau e os "Meninos Talibés" acabam a ser explorados sexualmente, sujeitos a trabalhos forçados e na mendicidade.

As verbas serão aplicadas na reconstrução do centro de acolhimento das crianças que são resgatadas e até que sejam encontradas as suas famílias.

Centro que vamos reconstruir com

o dinheiro das vendas do livro

Reportagem que fiz na Guiné com os “Meninos Talibés”

Vejam como é urgente ajudá-los!

Mais informação sobre os “Meninos Talibãns”:

http://cheiroapolvora.blogs.sapo.pt/65801.html
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=7&t=Guine-Bissau-na-rota-de-redes-de-trafico-de-criancas.rtp&article=206886

http://cheiroapolvora.blogs.sapo.pt/75264.html
http://cheiroapolvora.blogs.sapo.pt/66338.html

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2009/2/13/SOS-Criancas-Talibes-precisa-alimentos-roupas-material-escolar,cb85da0f-7a30-42eb-99c9-3f759285373b.html

http://www.jornalismogospel.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=9503
http://www.hrw.org/de/news/2010/04/15/senegal-rapazes-sofrem-abusos-graves-em-muitas-escolas-cor-nicas

In BioTERRA

R.S.


Uma réstia de esperança ....?

Não podemos generalizar como se tudo fosse mau, no que tem a ver com o que se passa nos espaços interiores e exteriores das escolas, no momento atual.
As notícias não têm sido famosas ..... violência, facilitismo, laxismo, etc., contudo, sempre aparece uma notícia que nos faz pensar que nem tudo é tão mau como parece.
Recebi esta notícia por e-mail.
Não teria tanta importância para mim, se lá não tivesse dado aulas há alguns bons anitos atrás ......
A comunidade escolar da Escola Secundária Dr.º Francisco Fernando Lopes de Olhão está de parabéns!


R.S.


O Bullyng não é uma brincadeira ...... 3

http://www.thepicky.com/images/2009/07/cyberbullying.jpg

OLÁ:
Venho por este meio solicitar que divulguem este inquérito online, produzido no âmbito da investigação para a obtenção do grau de doutoramento, com o titulo “Incidência e impacto do cyberbullying nos alunos do 3º ciclo do ensino básico público português”.

O questionário é sobre bullying, focado na vertente cyberbullying e dirigido aos alunos do 7º,8º e 9º ano do 3º ciclo do ensino básico.

Ao realizar este inquérito não se irá obter qualquer dado pessoal relevante, mantendo-se qualquer inquirido sobre total anonimato. Solicito a todos que tenham filhos nestes anos escolares que peçam aos mesmos que preencham este questionário. Agradecia também a sua divulgação, reenviando esta mensagem a todos os que conheçam. Quanto maior a amostra mais fidedigna será a percepção da realidade portuguesa.

Agradeço, desde já, a sua colaboração. Prof. Pedro Ventura

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Assinala-se hoje, 15 de Maio, o Dia Internacional da Família, proclamado em 1993 pelas Organização das Nações Unidas (ONU), com o objectivo de se chamar à atenção dos governos e responsáveis pelas políticas locais, para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.
Anualmente e mundialmente, a data é celebrada com profundas reflexões sobre a realidade da família, pois, segundo considera a ONU, antes de tudo, “a família é fonte de vida.
A vida é condição prévia à existência de qualquer direito”.

R.S.

O Bullying não é uma brincadeira ...... 2

http://www.instantdisplay.co.uk/bullying.JPG

"A taxa de cyberbullying em Portugal pode ser superior à de outros países europeus, como a de Espanha, Turquia ou Alemanha, e ser "muito próxima da realidade norte-americana".

É, pelo menos, essa a conclusão da primeira tese de mestrado feita sobre o tema.

"Há vítimas de cyberbullying em Portugal" e a maioria tem entre os 12 e 15 anos, a "idade boom" também do bullying. Apesar de ter feito a tese de mestrado com uma "amostra pequena" de 120 inquéritos, Mariana Campos não tem dúvida quanto à manifestação do fenómeno e a sua tendência crescente. Tal como Pedro Ventura - professor de Artes do 3º ciclo e a fazer tese de doutoramento sobre o mesmo tema - lamenta a falta de apoio do Ministério da Educação para a promoção de inquéritos em meio escolar.

Teve de disponibilizá-lo online para conseguir reunir informação.

Tanto Mariana Campos como Pedro Ventura fazem parte do Movimento Todos Contra o Bullying criado através de um blogue na Internet há cerca de quatro meses e que ontem tentou promover a sua primeira acção: uma concentração em Lisboa, frente ao Pavilhão Atlântico; outra no Porto, na Avenida dos Aliados. Na capital apareceram três pessoas; no Porto, uma.

Pedro, Mariana e Luís Gonçalves (um dos fundadores do movimento) não conseguiam esconder a desilusão; até porque no Facebook, garantiam, já são mais de 40 mil e a petição (lançada há cerca de três meses) já tem mais de 4600 assinaturas. Faltam menos de 400 para as cinco exigidas pela lei para forçar o debate no Parlamento.

"É esse o objectivo: reforçar a lei geral contra o bullying em todas as escolas", frisa Luís Gonçalves. "Não pretendemos que o agressor seja expulso da escola mas sim sancionado, de modo a que a vítima também sinta que ele foi penalizado pelo acto; faça trabalho comunitário, por exemplo". No blogue e na página do Facebook do movimento, milhares de pais e professores "trocam experiências, é o apoio que temos", conclui".





"Diversos países do mundo vêm traçando estratégias para reduzir a agressividade entre estudantes. Eis alguns dos casos considerados mais significativos:

Portugal

- Um estudo indica que 23% das crianças sofrem bullying duas ou três vezes por mês. A Procuradoria-geral da República de Portugal pretende definir o bullying como um crime específico de violência escolar previsto no Código Penal do país. Com isso, passaria a ter um enquadramento penal diferente do que costuma ser aplicado geralmente a casos de violência. Além disso, a denúncia de agressões no âmbito escolar passaria a ser obrigatória por parte dos directores das escolas. A proposta foi encaminhada no final de Março para os ministérios da Justiça e da Educação.

Espanha

- Recentemente, uma equipe de pesquisadores da Universidade Complutense de Madri desenvolveu um método aplicado, segundo os responsáveis, com sucesso em escolas espanholas. Utiliza-se um programa de computador em que os alunos identificam, de forma anónima, os colegas de que gostam ou não na turma. Assim, os educadores conseguem descobrir problemas de relacionamento e agir de forma preventiva, antes que o bullying ocorra.

Canadá

- Cerca de 10% a 15% dos estudantes secundários afirmam serem vítimas de violência física ou psicológica pelo menos uma vez por semana. O país investe em pesquisa e campanhas de prevenção por meio do Centro Nacional de Prevenção ao Crime. Os mais diversos projectos recebem financiamento a fim de desenvolver acções antiviolência em algumas escolas.

Finlândia

- A Finlândia é um dos poucos países que já especificou, por meio de lei, esse tipo de violência escolar. Quando a intimidação é promovida de forma persistente e intencional – características fundamentais do bullying –, o agressor pode ser punido com penas que vão desde o pagamento de multa até restrição de liberdade. As escolas onde os actos de violência são registados, caso não os tenham prevenido, ficam sujeitas a processos judiciais por negligência.

Estados Unidos

- Nos Estados Unidos, muitos casos de reacções violentas de alunos estão ligadas a histórico de bullying, como o notório massacre de Columbine, em 1999. Como reacção aos casos de perseguição escolar, a maior parte dos Estados norte-americanos já aprovou leis para coibir esse tipo de violência e que obrigam as escolas a adoptar planos de prevenção e medidas disciplinares para combater as acções de intimidação. A prevenção ao bullying também costuma fazer parte do currículo dos alunos.

República Checa

- Após três episódios dramáticos registados em 1999, em que uma criança atirou em si mesma, outra teve um colapso nervoso e uma terceira foi ameaçada de afogamento por colegas, o governo checo lançou um projecto piloto para combater o bullying. Colocado em prática em 2002 e 2003, o programa levou à constatação de que uma abordagem ampla – incluindo treinamento de todo o pessoal escolar, educação das famílias, acção conjunta da polícia e de conselhos locais e supervisão das actividades – é capaz de reduzir até 75% os casos de violência.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipOrAsqZWunualktXuTXg990JvFUuwLGNKvieFXEp8Hw9pPQCmDECP0sStNY_v-JIpwcB1Yp37vmf8oNdMgk4AC_tRcPwEiY3pTfiHIVcg9GANRL9qYT5fUL65OezSN0fmjYI5ci026jEI/s400/bullying.bmp

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