Enem 2023: inteligência artificial é principal aposta de professores para tema da redação; polêmicas, como aborto, devem ficar de fora
Segundo os docentes, temas muito recentes ou polêmicos demais devem ter menos chance de servirem como proposta para a redação. Veja outros 5 temas possíveis.
Por Emily Santos, g1
Folha de rascunho da redação do Enem. — Foto: g1
É impossível saber com certeza o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes da aplicação da prova, mas dá para “apostar” nos assuntos mais prováveis.
🗓️ Contexto: O Enem 2023 acontece nos dias 5 e 12 de novembro, com provas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e uma redação dissertativa-argumentativa. A redação é a única parte escrita do exame e é aplicada no primeiro domingo de provas.
Para 2023, uma unanimidade entre professores ouvidos pelo g1 é a inteligência artificial. Segundo eles, o tema é atual, relevante e traz problemas latentes que podem impactar a sociedade. O ‘boom’ do ChatGPT e o lançamento de outras ferramentas de inteligência artificial neste ano abriu um precedente que pode justificar o assunto como tema do Enem. A falta de políticas públicas regulatórias e de mecanismos de controle destas ferramentas são exatamente o tipo de gancho que o Enem gosta de explorar.
As professoras Daniela Toffoli, do Curso Anglo, Tatiana Nunes Camara, do colégio Mopi, Julia Ferreira, plataforma Redação Nota 1000, concordam, e reforçam que os estudantes precisam estar atentos às discussões sobre o tema.
- No Brasil, o assunto já foi discutido no Congresso Nacional em reunião do Conselho de Comunicação Social (CCS), que considera a regulamentação da inteligência artificial necessária e emergencial.
- O tema também foi abordado no episódio #895 do podcast do g1 'O Assunto', que discute as vantagens e riscos de ferramentas de inteligência artificial.
- Pelo mundo, a temática também é alvo de amplo interesse, com literatura produzida sobre o tópico, como os trabalhos do cientista da computação e escritor taiwanês Kai-Fu Lee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário