terça-feira, 31 de outubro de 2023

VOCÊ CONHECE A VERDADE E A PÓS-VERDADE?

  


                         A verdade absoluta não                           existe!

Vamos pensar um pouco sobre o que vem acontecendo… Para se fazer presente nas redes sociais é necessário se posicionar. Se você não tem opinião, você não é ninguém, você não aparece, não se destaca. Mas e quando o excesso de posicionamento frente aos assuntos mais polêmicos faz você acreditar que você está absolutamente certo?

O maior perigo de ter opiniões fortes sobre os mais variados assuntos é o de assumir que a opinião dos outros está errada. Oras, o que há de errado em perceber os posicionamentos contrários aos seus? Afinal a sua posição em relação a determinado assunto só existe por causa do antagônico. Se não houvesse o contraponto, sua opinião seria apenas uma obviedade!

Mas por que isso não está claro para a maioria? Os mais jovens, recentemente, estão sendo educados para expressar seus sentimentos, seus valores, suas emoções. E é aí que está a origem do problema. Desde pequena a criança acredita que sua escolha tem mais valor que a dos outros, que o seu brinquedo é o melhor… Ele é bombardeado, pelos meios de comunicação e pelos pais, por propagandas e ideias de que ele deve escolher, opinar, julgar o que é bom e o que é ruim. Poucas vezes lhe é dada a oportunidade de refletir sobre suas escolhas ou sobre a opinião dos outros.

Você se lembra de discutir com seu filho a escolha dos outros de maneira profunda? Você se lembra alguma vez de ver um jovem ponderando sobre uma opinião oposta a dele?

Vivemos apenas o momento. O que eu sinto e escolho é a única resposta aceita por mim. Se eu não gosto de tomates devo convencer a todos a não gostar e jamais vou compreender como alguém pode saborear um fruto tão estranho. É exatamente isso que é propagado pela sociedade: Viva intensamente, faça suas escolhas e dane-se as escolhas dos outros. Você é a peça chave da sua vida.

A sociedade como uma comunidade colaborativa não é mais uma realidade durante dessas novas premissas sociais. E, assim, esse isolamento social cria a ilusão de que há o certo e o errado; a mentira e a verdade.

As certezas passam a ser absolutas.

Até mesmo por isso não entendemos mais o que é realmente o conhecimento científico. Ao interpretar a ciência como a resposta correta, verdade absoluta, estamos equivocadamente tratando-a como dogmática. É a clara inversão dos valores alimentada pela ignorância e má fé de aproveitadores oportunistas.

Só para deixar claro, a ciência promove o conhecimento através das dúvidas e não das certezas. Ela cria hipóteses a partir do que não funciona. Precisamos resgatar esses conceitos…

Portanto será que há mesmo alguma verdade absoluta? Eu não sei. Mas arrisco dizer que não há nenhuma…

Nenhum comentário:

Postar um comentário