terça-feira, 28 de novembro de 2023

COMO FAZER UMA HORTA NA LUA?








 Eles encontrarão maneiras de fazer uma horta na Lua. Wieger Wamelink, pesquisador da Universidade de Wageningen (Holanda), é um desses pesquisadores. “Por um lado, poderiam ser feitos cultivos hidropônicos em infraestruturas subterrâneas. Acredito que poderíamos fazer isso se tivéssemos os recursos necessários, e não seria muito difícil”, explica Wamelink. No entanto, esse sistema, que não necessitaria de solo e forneceria às plantas seus nutrientes dissolvidos em água, requer uma maior quantidade de energia e não permitiria o cultivo de alimentos básicos, como as batatas. Por isso, deveriam ser combinadas as duas técnicas. “As batatas rendem muito mais do que, por exemplo, o arroz, elas são muito importantes”, destaca Wamelink.

O cultivo no solo da Lua requer uma adaptação. Por enquanto, em solos lunares simulados, “obtivemos colheitas equivalentes a 50% das conseguidas em solo terrestre”, assinala. “Acredito que um dos problemas seja a quantidade de alumínio existente no solo da Lua, que é tóxico para as plantas”, acrescenta. Uma das formas de reduzir esse problema seria acrescentar matéria orgânica, que poderia ser obtida das fezes dos astronautas e dos restos de plantas que não se consumissem.

Outra dificuldade para cultivar vegetais na Lua é que seu solo é muito áspero. Na Terra, a água e o vento desgastam as partículas e as deixam mais arredondadas, mas na Lua não existem esses fenômenos. Como as partículas lunares são mais afiadas, elas causam vazamentos nas raízes das plantas, que crescem pior. Além disso, tanto na Lua como em Marte, os futuros colonos sentirão falta de nitrogênio no solo. “Em Marte e na Lua, o solo tem quase todos os nutrientes de que necessitam os vegetais, só não tem nitrogênio”, aponta Wamelink. Na Terra, esse elemento vem da matéria orgânica que na Lua deveria ser acrescentada, entre outras coisas, pela reciclagem das fezes e da urina dos astronautas, que, principalmente no início, seriam a principal fonte de nitrogênio. “Depois que tivéssemos nitrogênio no sistema, procuraríamos reciclá-lo”, diz ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário