Casais que riem juntos ficam juntos
Um longo estudo de casais feito pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, com mais de 150 relacionamentos de longo prazo, que começou em 1989, sugeriu que o riso é a cola que mantém as pessoas unidas.
Casais satisfeitos riem mais do que casais insatisfeitos, de acordo com a equipe do estudo, liderada por Robert Levenson, professor de psicologia.
Em um experimento, os casais foram convidados a discutir um problema ou conflito em seu relacionamento durante a filmagem, e um polígrafo mediu diferentes sinais fisiológicos e emocionais.
O riso durante uma conversa estressante foi associado a emoções mais positivas.
“Você vê que as pessoas começam a ficar estressadas, e o que você descobre é que os casais que se deparam com uma sensação maior de estresse, aqueles que reagem a isso com risos, não só ficam menos estressados ??imediatamente, mas são casais que tendem a ser mais felizes em seus relacionamentos e tendem a ficar juntos por mais tempo ”, disse Scott, que não participou do estudo.
Não que o riso seja pó mágico. O riso é um sinal pelo qual as pessoas que têm uma relação podem usá-lo para negociar um caminho melhor juntos “, acrescentou.
Ao amenizar situações de estresse, ele disse que o riso pode facilitar a comunicação entre os casais e manter os vínculos da relação, pilares importantes para a satisfação no relacionamento.
É muito difícil explicar por que algo é engraçado
Não existe uma teoria universal que explique o que torna algo engraçado, embora psicólogos e comediantes tenham tentado encontrar uma.
As pessoas às vezes se divertem com os infortúnios dos outros, com a expressão de emoções que, de outra forma, seriam proibidas. Como, ou em violação de uma regra, mas de forma não ameaçadora, disse Scott.
Mas às vezes os sons ou palavras podem ser inerentemente engraçados.
“Qualquer teoria do humor sempre falha porque não podemos explicar todas as coisas que são engraçadas e não pode ser usada para gerar piadas. O riso é uma parte muito importante do jogo, e talvez seja aí que reside grande parte do comportamento lúdico do ser humano adulto, ou seja, torna-se humor.
O riso também pode ter um lado negro.
O riso impróprio às vezes pode ser um sinal de que algo está cognitivamente errado. De acordo com um estudo, um sinal precoce de demência é uma alteração no senso de humor e riso em momentos inadequados.
Além disso, o riso nem sempre acompanha emoções genuínas, mas também pode ser uma forma de exibição social. As pessoas vão usar o riso para desarmar uma situação estressante ou uma piada para quebrar o gelo. No entanto, se vai funcionar ou não, depende da outra pessoa se juntar a você e rir com você, como qualquer pessoa que já fez uma piada inútil sabe.
O riso é sobre pessoas, não piadas
O riso tem 30 vezes mais chance de ocorrer na companhia de outras pessoas do que quando alguém está sozinho. Também é contagioso. É muito mais provável que você ria se ouvir outra pessoa rir.
“Quando você tem endorfinas circulando em seu cérebro, você se sente bem. Quando você ri, você inala mais oxigênio. Assim, todas as células cerebrais recebem mais oxigênio, assim como as células do corpo”, explica Gibson.
“É uma ferramenta em kit de primeiros socorros para ajudá-lo a se sentir melhor. E eu diria que é gratuito e traz todos esses outros benefícios que é uma ótima ferramenta para usar e não deve ser descartado como tolo ou inútil.”
É difícil separar os benefícios do riso e o contexto em que você ri. Portanto, se você quiser aproveitar o poder de cura do riso, um filme engraçado pode ajudar, mas o que realmente conta são as conexões que o riso faz com outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário