Depois que os gabaritos são liberados, muitos estudantes pensam que podem calcular a nota do Enem com base na quantidade de acertos. Há dúvidas sobre quanto vale cada questão e quantas questões precisam ser acertadas no Enem. Bom, é preciso segurar a ansiedade porque não é possível calcular a nota do Enem com base no gabarito.
A nota do Enem é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nessa metodologia, o que importa é a consistência dos acertos e não somente a quantidade deles. Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem, em cada área, não representa simplesmente o número de questões que o estudante acertou na prova.
Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter médias diferentes.
Em outras palavras, a TRI analisa qual a possibilidade de o participante ter chutado para acertar uma questão. Se o estudante acertou apenas as questões fáceis e acertou uma difícil, por exemplo, a metodologia entende que foi um chute.
O contrário acontece se o participante tiver consistência nos acertos entre questões fáceis, médias e difíceis. Nesse contexto, a pergunta sobre quanto vale cada questão do Enem torna-se irrelevante.
Vamos aguardar até o dia 16 de janeiro de 2024 para conferir as notas oficiais divulgadas pelo Inep. Até lá, relaxem e curtam um período de descanso e férias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário