quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

SENSACIONAL MUNDO. QUE NOS ENCANTA!



Pode ser uma imagem de moinho de vento



    Imagina viver em uma cidade onde todos os seus conhecidos estão morando na mesma rua? Em Suloszowa, na Polônia, essa não apenas é uma realidade, como também é algo inevitável. 

A razão por trás disso é porque o pequeno vilarejo de 6 mil habitantes, localizado na província de Malopolska, foi construído inteiramente em uma única avenida.

Suloszowa fica dentro do Parque Nacional Ojcowski, famoso na Europa por suas formações calcárias e por estar a 36 km da Cracóvia. A cidade estende nos dois lados de uma via de 9 km de comprimento chamada Olkuska-Krakowska, uma das ruas mais longas do país. Conheça mais sobre essa curiosa história nos próximos parágrafos!

Para quem observa o vilarejo de Suloszowa de cima, pode pensar que a vida ali é bastante pacata. Afinal, estando em uma cidade de uma rua só, não conhecer todos os seus vizinhos acaba sendo praticamente impossível. Mas como é possível uma cidade inteira funcionar dessa forma? Organização de lotes.

Embora esteja toda construída em uma única via, Suloszowa se expande para os lados. Os dois lados da avenida possuem casas que não parecem ser tão grandes assim, mas que possuem grandes fazendas em sua parte traseira — longe da parte habitacional do vilarejo. 

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, alguns moradores exaltaram a forma como a cidade acabou crescendo. “Há um bom senso de comunidade aqui”, disse Edyta, dona de uma loja local. Na época de colheitas, é comum que os habitantes se reúnam no centro da cidade para aproveitar os frutos, tocar músicas e desenvolver laços mais fortes entre si.

Pontos turísticos

(Fonte: Getty Images)

Expandindo-se por apenas 9 km, a cidade de Suloszowa não é exatamente um ponto de referência turística no país. Afinal, além de trabalhar em suas fazendas, seus meros 6 mil habitantes costumam usar o tempo livre para descansar e falar sobre os outros. "Todos nós nos conhecemos. Nós adoramos fofocar", respondeu Edyta.

Contudo, isso não significa que não existem programas turísticos para fazer caso você esteja passando pela região. A maior referência e cartão postal da cidade está no Castelo Pieskowa Skala, que foi construído em um penhasco dentro dos limites do Parque Nacional Ojcowski.

A estrutura foi erguida a mando do rei Casimiro III, o Grande, no século XIV. O castelo faz parte da cadeia defensiva de castelos chamados "Nidos de Águila", composto por 25 castelos medievais entre Czestochowa e Cracóvia. A maioria dessas construções estão situadas no topo de rochas altas e tinham como objetivo proteger a Polônia de invasores, além de servir como portões para as rotas comerciais.

Gilson Jardim AO BLOG DO OSWALDO RIBEIRO



Nenhum comentário:

Postar um comentário