A palavra Palhaço é derivada do italiano paglia, que significa palha, o que era um material utilizado no revestimento de colchões diversos. Este é um nome que começou a ser utilizado devido a primitiva roupa deste cômico que era realizada no mesmo pano e revestimento de colchões. Os tecidos grossos e listrados, além de afofados em partes mais salientes do corpo com palha, tornando a pessoa um verdadeiro colchão ambulante.
Esta roupa era feita desta forma pois os animadores que se vestiam assim caíam, saltavam e tripudiavam e por isso poderiam se machucar, o que era um facilitador na hora de suas apresentações. Cada ator desenvolve um estado pessoal de palhaço, e estas características são particulares e individuais conforme cada um deles.
Existem relatos de figuras semelhantes a palhaços desde o ano de 2500 a.C no Egito Antigo, e são encontradas ao longo da história uma série de referências sobre o assunto. A arte de se fazer rir quatro mil anos atrás funcionava, por isso acredita-se que este profissional é uma importante figura social, muitas vezes estando ao lado de quem é mais necessitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário