"Muitas das pessoas nas fotografias são-me desconhecidas, mas é interessante mostrá-las, pelo valor histórico de tudo que elas refletem: indivíduos inseridos num cenário (mesmo que seja o do estúdio fotográfico), roupas, joias, atitudes, gostos, modas e posturas" (Chakè Matossian Collection – Brussels (2021). "Photographs from the Chamlian and Garabedian families (Geyve), and portraits of other Armenians photographed before theGenocide" (https://www.houshamadyan.org/en/oda/europe/matossian-collection-be.html, acedido em 10 de fevereiro de 2022). Estudo financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Chakè Matossian foi minha professora no mestrado de comunicação social na Universidade Nova de Lisboa, uma das mais eruditas do curso. Dos seus livros: Espace Public et Représentations (La Part de l’Œil, 1996); Saturne et le Sphinx (Proudhon, Courbet et l’Art Justicier) (Droz, 2002); Des Admirables Secrets de l’Ararat – Vinci, Dürer, Michel-Ange sur les Traces d’Er et Noé (La Part de l’Œil, 2009); “Et Je ne Portai plus d’Autre Habit” – Rousseau l’Arménien (Droz, 2014).
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