quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

‘Deus sabe das coisas’, diz jovem que salvou família em enxurrada nas chuvas do RJ.

 

Sistema Alerta Rio - Prefeitura do Rio
TEMPO HOJE | Tempo instável na cidade do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, com previsão de pancadas rápidas de chuva moderada a forte no período da tarde, acompanhadas de raios. Os ventos estarão fracos a moderados. Máxima de 35°C.➡️ bit.ly/2aUSViS
Imagem
673
Visualizações

Por Thaís Espírito Santo, Matheus Gifonni, Natália Oliveira, g1 Rio e TV Globo

 

eproduzir vídeo
--:--/--:--

Vídeo mostra resgate de criança e mãe durante enchente em Nova Iguaçu


Depois de salvar uma família de ser arrastada pela correnteza de uma forte enchente em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na noite desta quarta-feira (21), o auxiliar de logística Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, de 20 anos, teve que ajudar a própria família.

Segundo o rapaz, ele estava em um ônibus na rua Ministro Lafaiete de Andrade, em Comendador Soares, quando viu o carro da família preso na enxurrada.

Ele contou ao g1 e a TV Globo que aquele não era o trajeto normal do ônibus, que seguiria pela Via Light, mas que a rua estava completamente alagada e, por isso, o motorista pegou o desvio.

Ao passar pela rua Ministro Lafaiete de Andrade, Marcos disse que ouviu pessoas gritando em uma academia que um veículo estava sendo arrastado pela enxurrada e nele estariam duas crianças, de 1 ano cada.

Momentos de tensão

Ele lembra que correu até a porta do ônibus e prendeu a roda do carro, que passava ao lado, com a perna. Todo o resgate foi filmado e durou cerca de cinco minutos.

A mulher, de dentro do automóvel, passou as duas filhas, gêmeas, pela janela. Em seguida, a motorista foi ajudada por Marcos para subir no ônibus. Imagens mostram que, imediatamente após o resgate, o carro foi levado pela correnteza.

Segundo o rapaz, o ônibus em que ele estava sofreu uma pane por conta da água, e os passageiros ficaram aguardando outro coletivo chegar.

Como ele estava a 20 minutos de casa a pé, ele preferiu seguir por conta própria. Ao chegar em casa, Marcos afirma que se deparou com o imóvel cheio de água e que perdeu móveis e eletrodoméstico.

Casa do jovem alagada

Diversos bairros do município ficaram debaixo d’água, e muitas pessoas perderam tudo. Uma das famílias afetadas foi a do jovem, que teve que colocar os móveis para o alto para tentar salvá-los. Em um vídeo, ele mostra a altura da água no terreno.

A tia dele, que mora na casa ao lado, também teve perdas. A família abriu uma vaquinha online para arrecadar dinheiro para repor os prejuízos.

“Obrigado a todos que estão mandando mensagem, estou bem. Cheguei em casa e estou ajudando minha tia e botando meus móveis para o alto também. Deus sabe das coisas”, escreveu ele.

"Depois de um dia desse, olha como está o quintal da minha tia. Tudo alagado. Está tudo para o alto, mas Deus sabe das coisas", lamenta, sem perder a fé.

--:--/--:--

Jovem que salvou família em Niterói teve casa alagada

Herói

Mesmo com a sua própria luta, nas redes sociais, o rapaz já é considerado um herói.

Um gesto de Marcos Vinícius, que é morador do bairro Nova Era, tomou conta da internet depois que ele salvou uma família de ser carregada pela correnteza junto com o carro.

As imagens, que são emocionantes, viralizaram. Antes dos vídeos se tornarem virais, por volta de 21h, o rapaz tinha cerca de 700 seguidores no Instagram. Às 23h50, menos de três horas depois, ele já estava com mais de 17 mil. Às 6h desta terça, o jovem já tinha mais de 56 mil seguidores.

“Herói”, “esse merece um prêmio” e “nem todo herói usa capa” foram frases usadas para elogiá-lo.

O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Leandro Sampaio Monteiro, usou as redes sociais para homenagear Marcos Vinícius.

"Quero parabenizar o jovem que fez um resgate ainda pouco no município de Nova Iguaçu. O rapaz arriscou sua vida se equilibrando num ônibus para resgatar uma família que estava presa num veículo, que logo após o resgate, foi levado pela correnteza. Herói! Herói! Herói!", escreveu.








Nenhum comentário:

Postar um comentário