No dia 14 de março, é comemorado o Dia da Poesia no Brasil. A data surgiu como uma homenagem a Castro Alves, grande poeta brasileiro com uma história de lutas por causas nobres e pela Abolição da Escravidão. O Dia da Poesia é o mesmo que o aniversário de Castro Alves, que nasceu no dia 14 de março de 1847, na Bahia.
Com textos que criticavam a situação a qual os afrodescendentes eram submetidos, Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”. Um de seus mais famosos poemas foi famoso poema “Navio Negreiro”, no qual ele relatava sobre as condições de sofrimento durante o transporte dos escravos, além de detalhes de suas vidas, manifestando sua opinião contra esses atos de maus tratos e abusos.
Infelizmente, o poeta faleceu muito cedo, em 1871, mas deixou obras importantíssimas para a história da literatura brasileira. Em sua vida, fez amizade com Ruy Barbosa, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Castro Alvez teve seu talento reconhecido e teve a cadeira 7 nominada em sua homenagem.
Em comemoração a esse dia, hoje tivemos o Poesia Nossa de Cada Dia, um evento onde Maria Antonieta Rodrigues apresentou, de forma lúdica, alguns poemas musicados e relacionados ao universo infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário