01. Quem semeia vento, colhe tempestade.
Esse provérbio significa que todas más ações terão consequências ruins nas nossas vidas. De origem bíblica (Oseias 8:7), ele está relacionado com outra expressão popular muito utilizada que é “Plantamos o que colhemos”.
02. Saco vazio não para em pé.
Esse ditado popular é uma metáfora que se relaciona com a importância de comer para estarmos bem. Assim, para nos sustentarmos na posição de pé, necessitamos de comida, tal como um saco só consegue ficar direito se estiver cheio.
03. Um dia é da caça, outro do caçador.
Esse ditado popular significa que mesmo que escolhamos caminhos diferentes, todos levarão a um mesmo lugar. Ou seja, todos os caminhos que dispomos nos levarão ao mesmo resultado.
04. Santo de casa não faz milagre.
Utilizamos esse provérbio quando demonstramos não ter confiança em alguém que é do local que vivemos. Assim, buscamos alguém de fora para resolver a questão no lugar de confiar em quem é mais próximo.
05. Tapar o sol com a peneira.
Quando queremos esconder ou adiar algo, utilizamos esse ditado. Assim como uma peneira, cheia de furos, o sol passará por ela e, portanto, por mais que queiramos ocultar ou adiar a responsabilidade de algo, esse método não será eficiente.
06. Salvo pelo gongo.
Essa expressão é utilizada em situações incômodas ou de perigos, onde algo acontece e interfere diretamente na realização completa do evento. Esse ditado surgiu no século XVII na Inglaterra, quando as pessoas passaram a ser enterradas com um braço ligado a um sino, para o caso de serem salvas se ainda estivessem vivas. Em inglês a expressão é: “Saved by the bell”.
07. Águas passadas não movem moinho.
Esse ditado significado que não podemos nos prender a acontecimentos passados, devemos progredir e fazer o melhor que podemos para melhorar o nosso presente e o nosso futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário