Este post é em homenagem ao Dia do Teatro que comemora-se hoje. Abaixo vão as descrições de algumas das melhores peças teatrais totalmente brasileiras entre muitas outras de grandes escritores.
Teatro é um termo de origem grega que designa o conjunto de peças dramáticas para apresentações em público. O teatro é uma forma de arte na quais vários ou um ator apresenta determinada história que desperta vários sentimentos no público. A ideia de teatro que conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, século IV a.C., era um lugar onde eram realizadas as cerimônias religiosas para Dionísio, o deus grego do vinho. No Brasil o teatro surgiu no século XVI com as composições teatrais escritas por padres Jesuítas nas divulgações de fé religiosas entre as tribos indígenas. Mas foi a partir no século XIX que a arte de representar começou a se desenvolver fortemente no Brasil.
Auto da Compadecida
A peça teatral o Auto da Compadecida foi escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna, sendo a primeira encenação em 1956, em Recife e Pernambuco, com direção de João Cândido. O Auto da Compadecida tem elementos da literatura do cordel, gênero comédia, traços do barroco católico e uma mistura da cultura popular e tradição religiosa. A peça foi apresentada pela Rede Globo de televisão no ano de 1999 em forma de filme que faz sucesso até hoje.
O Juiz de Paz na Roça
O Juiz de Paz na Roça também é uma das melhores peças teatrais do Brasil escrita em 1838 por Martins Pena. A peça de teatro é uma comédia com 23 atos, sendo a primeira obra de Martins Pena a ser apresentada em forma de teatro, no dia 4 de outubro de 1938, no teatro de São Pedro, pela companhia teatral de João Caetano.
A Partilha
A Partilha é uma peça atual e foi escrita e dirigida por Miguel Falabella em 1991, ficando em cartaz por 6 anos, sendo apresentando em 12 países. Por causa do grande sucesso que fez, Miguel Falabella escreveu no ano 2000 a continuação da peça chamada A Vida Passa, e no ano 2002 foi feito o filme do teatro.
O Pagador de Promessas
A peça teatral o Pagador de Promessas foi escrita pelo dramaturgo brasileiro Dias Gomes, e sua primeira encenação foi em São Paulo pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), no ano de 1960. O Pagador de Promessas inspirou o filme homônio de 1962, que venceu o prêmio de Ouro no Festival de Cannes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário