Feliz dia do desenhista
“Parabéns à todos os desenhistas e aos profissionais, que utilizam o desenho em suas profissões, sejam arquitetos, designer, cartunistas, caricaturistas, tatuadores, professores, artistas, etc!”
A escolha da data é não é por acaso, pois justamente nesta data que nascia:
“LEONARDO DA VINCI
15 de Abril de 1452
Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 1452 – Amboise, 2 de maio de 1519)
Hoje é um dia Grande!
Nasceu uma das figuras mais importante, misteriosa e genial do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, apaixonado pela gastronomia e muitas outras facetas deste grande génio. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.
É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos.”
Criou também o Tratado da Pintura:
“O Trattato della pittura, em italiano, ou Tratado da pintura, conforme aparece em tradução ao português, é uma coleção de escritos do pintor italiano Leonardo da Vinci, na qual ele se ocupa com assuntos técnicos e com os fundamentos (do desenho e) da pintura.
Além de discutir a pintura em seus escritos, Leonardo da Vinci também levanta questões de conhecimentos filosóficos e teóricos. Ele considera a pintura como a mais nobre e elevada das belas artes, pois ela permite possibilidades de expressão diferenciadas, por exemplo, quando comparado com a arte da produção de esculturas.
Sobre o Tratado da pintura Leonardo da Vinci escreve que o bom pintor deve borrar – ele utilizou termo hoje arcaico dipingire[1], literalmente traduzido ficaria “despintar”, i.e borrar – duas coisas principais de suas obras, que o são o homem e o conceito de sua mente; o primeiro sendo fácil, mas o segundo difícil porque há de firgurá-lo com gestos e movimentos dos membros.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Trattato_della_Pittura
São inumeras obras e com destaque mundial.
“Esta é uma lista de pinturas devidas ou atribuídas a Leonardo da Vinci (? pron.; Vinci, 15 de abril de 1452 – Cloux, 2 de maio de 1519), um dos principais artistas do Alto Renascimento. Existem 15 obras de arte significativas que são creditadas, tanto inteira como parcialmente, a Leonardo pela maioria dos historiadores da arte. Este número é formado principalmente por pinturas realizadas sobre madeira, mas também incluem um mural, um desenho grande feito em papel e duas obras que estavam em estágios iniciais de seu preparo. Existem diversas outras obras que foram atribuídas a Leonardo, sem a unanimidade dos acadêmicos.[1]
O número pequeno se deve às suas experiências constantes – e frequentemente desastrosas – com novas técnicas, além de sua procrastinação crônica. Ainda assim, estas poucas obras, juntamente com seus cadernos de anotações – que contêm desenhos, diagramas científicos, e seus pensamentos sobre a natureza da pintura – formam uma contribuição às futuras gerações de artistas que só pode ser rivalizada à de seu contemporâneo, Michelangelo.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pinturas_de_Leonardo_da_Vinci
Outro texto interessante sobre os desenhistas:
“Os Desenhistas se contentam em ter na mão um papel e um lápis, para que se sintam livres para criar. A partir daí vão surgindo rabiscos, traços e enfim belos desenhos que constituem suas obras de Arte.
Os mestres universais do desenho sempre veneraram o impulso do primeiro traço que se caracteriza pelo gesto sutil que leva o desenhista a se exprimir velozmente na exatidão da imagem que aos poucos vão assumindo contornos. E o mais importante nessa arte é o que revela seus traços.
O desenhista pode ser um técnico, um desenhista industrial, programador visual ou aquele que simplesmente se dedica ao desenho livre.
Dentre os desenhistas brasileiros podemos destacar Mauricio de Sousa e Daniel Azulay. Mauricio, criador da turma da Mônica, descobriu seu talento ainda criança e criou personagens que conquistaram grande destaque mundial como a Mônica, o Cebolinha e Chico Bento.
Daniel Azulay criou o capitão Cipó e a turma do Lambe-Lambe.
Que acabou expandindo a área dos quadrinhos ao ganhar espaço na televisão. O programa “Turma do Lambe-lambe” foi exibido durante dez anos pelas TVs Educativa e Bandeirantes. Além de criar tais personagens, Daniel montou oficinas de desenho que hoje funcionam em sistema de franquia com várias lojas no Rio de Janeiro.
No cenário Mundial a maior expressão na arte do desenho é Portinari que durante toda a sua vida em nenhum momento abriu mão da arte do desenho.
Por todo o mundo estão espalhados museus especializados nos mestres do desenho de todas as épocas, que coletaram os croquis, os esboços e os estudos desses gênios, como forma de comprovação de como suas obras foram concebidas.” Fonte: Guia do Curioso
Seria maravilhoso, que maior numero de pessoas, independente de qualquer situação, resolvesse hoje, nesta data iniciar os seus estudos de desenho.
Que seja autodidata, com uma pessoa amiga, inspirado em HQ, mangá, anime, filme, …
em revistas, livros, aulas, cursos, escola, faculdade, universidade, no mundo web…
Abrirá inumeras portas e janelas da alma ao conhecer o mundo da Arte.
Está é uma oportunidade impar.
Parabéns a todos nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário