O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) divulga a lista de livros que foram roubados do Museu de Arte Sacra de Santos no dia 3 de julho. A ação tem o objetivo de continuar contribuindo para as investigações e recuperação das peças. Além disso, Sebos online e lojas físicas da Baixada Santista e Brasil estão sendo alertados sobre as obras roubadas. São mais de 400 livros sobre história, religião, arte e arquitetura, entre eles obras do século XIX.
Cerca de 20 esculturas e reproduções de imagens também foram roubadas no dia e o SISEM-SP já entrou em contato com o Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) para articulação junto à Interpol e orientou o Museu a inserir informações sobre as obras roubadas no Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O Museu de Santos é um dos 22 museus de arte sacra inventariados pelo SISEM-SP, em um trabalho que teve início em 2012 sob coordenação do Museu de Arte Sacra da Capital. A iniciativa teve o objetivo de assegurar identificação, proteção, pesquisa e difusão do patrimônio museológico paulista de Arte Sacra e funciona, ainda, como ferramenta auxiliar no combate ao tráfico desses bens culturais.
Quem tiver informações sobre as peças e livros roubados deve entrar em contato com o Disque Denúncia 181 e Museu de Arte Sacra de Santos: (13) 3219-1111.
Veja a lista dos livros,
Depende do Livro. Roubaram exemplares Raros de Museus Importantes. Livros considerados Matrizes Universsis de Conhecimento, originais de Obras-primas, de Textos Sagrados. É só vasculhar a Crônica Policial. Eles não os roubam para ler. Não PERDE TEMPO LENDO,Ver mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário