sábado, 8 de junho de 2024

A Cadillac quer construir um hipercarro

 

Curiosidades / Por: Coruja ás 18:29

A Cadillac, uma marca de luxo, está considerando uma entrada audaciosa no mercado de hipercarros. Mike Simcoe, vice-presidente de Design Global da General Motors, afirmou que a marca possui a expertise e a tecnologia necessárias para construir um hipercarro.

Ele também mencionou que não importa se o futuro modelo será a combustão interna ou elétrico e, caso se concretize, o novo modelo deverá seguir os passos do Aston Martin Valkyrie.

hipercarro

Aston Martin Valkyrie

A Cadillac foi fundada em 1902 por Henry M. Leland e logo foi comprada pela gigante General Motors, sendo uma divisão desta.

Cadillac 1924

A marca se tornou um ícone de luxo, especialmente nas décadas de 1950 e 1960, quando sua associação com alto padrão foi solidificada.

A Cadillac não era apenas sinônimo de luxo, mas também de inovação. Desde o início, a empresa foi pioneira em várias tecnologias automotivas.

Por exemplo, foi a Cadillac que desenvolveu e lançou a partida elétrica, eliminando a necessidade de uma manivela manual, que era incômoda e podia causar acidentes. Além disso, a Cadillac foi responsável pelos primeiros carros totalmente fechados.

A indústria automotiva, que começou a tomar forma no início do século passado, transformou o mundo. Os Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra emergiram como os principais polos dessa indústria.

Os EUA, em particular, se tornaram a nação mais motorizada do mundo, estabelecendo uma relação única com os automóveis. Foi neste cenário que a Cadillac nasceu e entrou para a história.

A Cadillac sempre se preocupou com a estética dos automóveis. Em 1924, após o fim da Primeira Guerra Mundial, a empresa se destacou ao ser a única a oferecer uma grande variedade de cores e pinturas cromadas, enquanto outras montadoras ofereciam apenas carros pretos.

Ainda na década de 1920, a Cadillac foi a primeira a incluir um designer em seus projetos de carros.

Cadillac 1924

Cadillac 1924

A marca logo se tornou sinônimo de confiabilidade e qualidade, e seus veículos rapidamente se tornaram os preferidos da nascente classe artística de Hollywood.

A ligação da Cadillac com o glamour de Hollywood perdurou por muitos anos, e seus carros das décadas de 1950 e 1960 ainda ocupam um lugar especial na cultura pop.

Cadillac 1953

Cadillac 1959

Cadillac 1959

Cadillac e a ambição do hipercarro

A Cadillac agora tem planos de entrar no crescente segmento de hipercarros. Pra quem não sabe, a marca já projetou e construiu oum hipercarro de corrida do Projeto GTP (mais tarde renomeado Cadillac V-LMDh e depois V-Series.R) para a competição Le Mans Hypercar.

Cadillac V-LMDh

Cadillac V-LMDh

V-Series.R

V-Series.R

No entanto, a Cadillac terá que encontrar maneiras de se destacar da concorrência. Outras marcas, como a Alpine, estão desenvolvendo hipercarros movidos a hidrogênio, a Pininfarina oferece um modelo elétrico sem para-brisa, e a Pagani continua a criar obras de arte movidas a gasolina.

hipercarro

Alpine

Pininfarina

Pininfarina

hipercarro

Pagani

Pagani

 

A Bugatti lançará o sucessor do Chiron dia 20 de junho, e até mesmo a Honda está considerando um hipercarro próprio.

hipercarro

Bugatti Chiron

A decisão da Cadillac de entrar nas corridas de resistência e tentar ingressar na F1 demonstra suas ambições elevadas. Um hipercarro só aumentaria o prestígio do fabricante. No entanto, a Cadillac ainda não deu certeza.

A marca precisa avaliar se há demanda suficiente e, em seguida, garantir que sua oferta seja única. Afinal, a Cadillac sempre foi sobre pioneirismo e glamour, e um hipercarro seria a próxima etapa lógica nessa jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário