- Você já recebeu uma ligação dizendo que era do banco ou de uma empresa de confiança, mas logo percebeu que se tratava de um golpe?
- Você não está sozinho. Os golpes da falsa central de atendimento ou do falso funcionário foram os que mais cresceram em 2021. Um salto de 342%, em relação ao primeiro bimestre de 2020, segundo dados da Febraba
- Em alguns casos o fraudador entra em contato com a vítima no telefone fixo, se passando por um falso funcionário do banco e informa que sua conta foi invadida, clonada ou teve outro problema e, a partir daí, solicita dados pessoais.
- Em muitos casos, é solicitado que o cliente ligue na central do banco, no número que aparece atrás do cartão de crédito, mas o fraudador continua prendendo a linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.
- Em outros casos, os golpistas telefonam para o celular da vítima e mascaram o número da ligação como se fosse o da Central de Atendimento. Os detalhes são tantos, que os golpistas utilizam recursos tecnológicos, como gravações e menus para aumentar a sua confiança e a partir daí solicitam senhas, atualização de sistemas ou liberação de equipamentos.
- Muitas vezes durante o “atendimento”, são repassados endereços eletrônicos espúrios como “bbsuporte”, “bbrelacionamento” e “bbatendimento”, para que o cliente realize atualização e liberação de dispositivos, induzindo o cliente a digitar seus dados de segurança e acesso à conta.
- Contra golpes bancários, informação é proteção
- Para que as estratégias deem certo, os criminosos contam com um fator essencial: a falta de conhecimento das pessoas sobre o crime. Por isso, é tão importante orientar as pessoas que estão a nossa volta, familiares, amigos e conhecidos. As fraudes mudam todo dia, a melhor forma de prevenção é se manter informado.
- Cliente BB tem proteção reforçada
- Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato pelos canais oficiais do BB para verificar se algo realmente aconteceu com sua conta. Lembre-se de utilizar outro aparelho telefônico para fazer a ligação, de preferência um telefone celular ao invés do telefone fixo, para evitar que os golpistas permaneçam na linha, se passem pela Central e efetivem o golpe.
- Fique atento as dicas
- A informação é a melhor forma de prevenção a fraudes e golpes. Por isso participe, envie sugestões e comente! E claro, compartilhe as informações!
- O BB nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão ou para pedir que realize transferências para teste ou para regularizar ou estornar valores em sua conta.
- O BB não entra em contato para atualização/recadastramento de módulo de segurança, computadores, celulares e senhas e nem para a instalação de softwares ou componentes em navegadores.
- Acesse o BB pelo domínio (https://bb.com.br) e só instale aplicativos fornecidos pelas lojas oficiais.
- Nunca repasse informações confidenciais, tal como senhas em sites desconhecidos ou aplicativos diferentes dos oficiais.
- O telefone 4004 0001 é um número para você ligar para a nossa Central, mas o banco não realiza ligações a partir desse número.
- A gente faz de tudo para te alertar e te proteger.
- Para mais orientações sobre segurança digital, acesse:
- Página do BB: www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/bb-seguranca
- Página da Febraban: Febraban
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