quarta-feira, 12 de junho de 2024

SEM DÚVIDA : "A PALAVRA CONVENCE, MAS O EXEMPLO ARRASTA"

 





Esse ditado é usado para ensinar que as pessoas sabem dar bons conselhos, mas nem sempre suas ações correspondem ao que elas dizem. Por isso, apenas os bons exemplos devem ser seguidos.

Um dos inúmeros questionamentos dos pais ou responsáveis é: “Como posso despertar a educação e formação dos meus filhos e filhas para além das atividades escolares?” Uma boa e efetiva forma de participar da educação é a prática de educar pelo exemplo. Esse hábito é um bom aliado para inspirar os filhos durante toda a vida. Mas, o que é educar pelo exemplo?

O ensino por intermédio do exemplo é um modo que pode ser visto em todos os níveis de educação da criança e espaços que ela convive, dado que faz parte de uma vivência entre os (as) filhos (as) com os pais e outros pares. Isso fica claro quando notamos que as crianças imitam as nossas ações e gostos por meio da fala e gestos dentro e fora da escola. Por causa disso, usar o exemplo como sistema de ensino vai muito além das ações. Isso porque os exemplos são hábitos e práticas que podem ser refletidos pelos pais e todas as pessoas do núcleo familiar da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário