sexta-feira, 26 de julho de 2024

BRASILEIRO DE 94 ANOS VENCE 7 VEZES CAMPEONATO DE MEMÓRIA NOS EUA!

 

São Paulo, 7 de março de 2024.


        


        José Inácio Batista de Oliveira, mais conhecido como Seu Zé, atingiu      um feito inacreditável. O aposentado de 94 anos venceu 7 vezes o World Memory Championship, campeonato de memória internacional que aconteceu na cidade de Philadelphia, nos EUA. Seu Zé migrou para os Estados Unidos aos 79 anos de idade, 15 anos atrás, para ficar mais próximo do filho, seus 3 netos e 1 bisneto.Assim que minha esposa com quem fui casado por 52 anos faleceu, me senti muito sozinho no Brasil e resolvi vir morar com meu filho mais velho nos EUA. Assim que cheguei estranhei muito, pois não falava uma palavra de inglês", desabafa Seu Zé.
Bancário aposentado, Seu Zé sempre foi muito ativo, uma de suas paixões era jogar xadrez pelas manhãs na praça Varnhagen no bairro carioca da Tijuca. Porém a mudança para os Estados Unidos lhe trouxe um novo hobby: a memorização. Seu Zé passava as tardes treinando sua mente em frente ao computador com diversos jogos de memória. "Quem tem a mente boa, nunca envelhece" afirma Seu Zé.Porém a mudança para os Estados Unidos lhe trouxe um novo hobby: a memorização.
Seu Zé passava as tardes treinando sua mente em frente ao computador com diversos jogos de memória. "Quem tem a mente boa, nunca envelhece" afirma Seu Zé.

Com bastante tempo livre e recém-chegado aos EUA, Seu Zé resolveu participar do campeonato de memória que ocorre anualmente na cidade de Philadelphia, onde está morando.

Apesar de ter sido chamado até de analfabeto por não saber falar inglês, Seu Zé foi o campeão por 7 anos consecutivos na categoria acima de 60 anos. 
"Até que, por um motivo especial, resolveu encarar de frente o medo do inglês.
"Tudo começou quando meu bisneto começou a falar", conta Seu Zé.
Seu bisneto, que hoje tem 11 anos de idade, nasceu nos EUA e se comunica apenas em inglês.
A primeira tentativa de Seu Zé foi se matricular numa escola de inglês focada em estrangeiros, mas infelizmente ele não se adaptou ao modelo de ensino tradicional. "Olha, eu sempre me considerei uma pessoa inteligente, mas naquele momento eu achei que inglês realmente não fosse pra mim", admite Seu Zé que após o fracasso recorreu a métodos próprios para aprende  Seu Zé utilizou sua habilidade de memorização para memorizar palavras em inglês. "Todos os dias eu abria o dicionário em inglês e memorizava 10 palavras novas", afirma.

Alberto Scamozzi, médico PhD em Neurologia diz que "apesar de crianças serem esponjas e reterem informação mais facilmente do que adultos, quanto mais idade, mais simples se torna aprender um idioma novo quando se usa a memória associativa".

O que é a memória associativa?
O neurologista explica que a memória associativa é a memória ligada ao repertório humano. Ou seja, quanto mais vivemos, mais bagagem acumulamos na memória e portanto mais simples se torna identificar
 algo "comum".

Nenhum comentário:

Postar um comentário