sexta-feira, 6 de setembro de 2024

A famosa grade do ‘Titanic’ se desprendeu do Titanic - O QUE ACONTECEU?

 

SET
03
2024
Curiosidades / Por: Adm ás 15:09

grade do titanic.

grade do Titanic

Uma recente expedição de 20 dias ao Titanic revelou uma descoberta surpreendente.

A icônica grade de proteção da proa do navio, imortalizada pela cena de Jack e Rose no filme de 1997, se desprendeu e caiu no fundo do oceano.

A expedição realizada pela empresa RMS Titanic Inc. entre julho e agosto de 2024 revelou novas imagens que destacam a contínua deterioração do famoso transatlântico, que está submerso há 112 anos.

A equipe de especialistas, composta por cientistas, historiadores e técnicos, utilizou robôs subaquáticos de última geração para mapear e documentar os destroços do Titanic.

Durante a missão, foi descoberto que uma seção de aproximadamente cinco metros da grade de proteção da proa havia se soltado e estava agora a cerca de 15 metros de sua posição original.

grade do Titanic

Tomasina Ray, diretora da RMS Titanic Inc., comentou sobre a descoberta:

“A proa do Titanic é um símbolo icônico. Quando pensamos no naufrágio, é essa imagem que vem à mente, presente em tantos momentos da cultura pop. Mas agora, ela não se parece mais com isso”.

A deterioração do navio é causada por vários fatores, como fortes correntes marítimas, microrganismos que corroem o metal e a passagem do tempo.

Além da perda da grade, a expedição também revelou a redescoberta de uma estátua de bronze de Diana de Versalhes, que adornava a lareira do Lounge da Primeira Classe do navio.

A estátua foi avistada pela primeira vez em uma expedição de 1986, mas muitos especialistas acreditavam que sedimentos e detritos carregados pelas correntes oceânicas a haviam encoberto.

grade do Titanic

“Durante o trágico naufrágio do Titanic, quando o navio se partiu ao meio, o salão foi destruído. No meio do caos, a estátua de Diana foi arrancada de seu pedestal e desapareceu na escuridão dos destroços”, relatou James Penca, pesquisador da RMS Titanic Inc., à BBC.

Redescobri-la, parcialmente enterrada no fundo do mar, “foi como encontrar uma agulha no palheiro”, explicou Penca. grade do titanic

A expedição de 20 dias capturou mais de dois milhões de imagens de alta resolução dos destroços, proporcionando uma visão detalhada e precisa do estado atual do Titanic.

“As pessoas perguntam o tempo todo: ‘Quanto tempo o Titanic vai ficar lá?’. Nós simplesmente não sabemos, mas estamos assistindo em tempo real”, concluiu Tomasina Ray, diretora da RMS Titanic Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário