As maiores mentiras que nos contaram (e a gente acredita até hoje)!
De mitos urbanos a equívocos populares envolvendo a saúde, os pais muitas vezes dizem aos seus filhos qualquer coisa que reduza os acessos de raiva e faça com que as crianças façam o que eles querem que elas façam. Infelizmente, alguns desses mitos são perpetuados e passados de geração em geração, eventualmente aceitos como fato sem nenhum questionamento.
Essas mentiras que você provavelmente ouviu quando criança foram desmascaradas! Confira na galeria. Certeza que você ainda acredita em pelo menos duas dessas!
Veja também: As heranças culturais que recebemos de africanos e indígenas (e nem percebemos)A influência africana no Brasil ocorre através de diversos aspectos hoje comuns à nossa cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças , as músicas, algumas religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano. Os negros escravizados eram forçados a trabalhar para os senhores de engenho, obrigados a abandonar suas crenças e hábitos culturais e encaravam uma realidade dura. Na culinária, as negras preparavam a feijoada, utilizavam o azeite de dendê, e até a colher de pau foi introduzida como um instrumento. A capoeira, conhecida por alguns como dança, mas também uma luta, hoje é uma referência do Brasil. Nossa língua, também recebeu forte influência africana, como por exemplo: fubá, macaco, moleque, e tantas outras palavras. Nossa vestimenta colorida e cheia de detalhes, colares, etc. Na música uma infinidade de sons e instrumentos musicais como o berimbau, o agogô, o afoxé entre outros. Na dança, em quase todos os estados deste nosso país existe uma influência da cultura africana; percebe-se então, que ela está bem enraizada em nossos costumes, em nosso dia a dia. Faz-se necessário pensar a razão das práticas de racismo e exclusão de negros em boa parte dos espaços sociais, senão todos, afinal somos todos brasileiros. Para tanto, o presente trabalho apresenta um estudo das principais influências da cultura africana no Brasil, demonstrando que em alguns estados a incidência dos afrodescendentes é muito significativa, trazendo assim uma nova maneira de olhar para esses brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário