Talvez isso se aplique às classes novas, que são inventadas todo o tempo. Na psicologia é muito comum surgirem coisas como "constelações familiares" e outras técnicas terapéuticas que não tem nenhum embasamento científico. A física e youtuber Gabriela Bailas (no canal Física e Afins) , e o canal Prof. Daniel Gontijo têm feito um ótimo trabalho quanto a isso.
Pseudociência na religião também é bem difícil de ser reconhecida, pois os conceitos expostos são temas de fé, em que muitas pessoas acreditam fervorosamente. O mais grave deles, provavelmente, é o do Design Inteligente, uma tentativa de defender a criação divina das espécies, em oposição à teoria da evolução.A pseudociência é um conjunto de crenças e práticas que se apresentam como científicas, mas, em geral, é um conhecimento ultrapassado ou que não permite a reprodução dos seus resultados através do uso dos métodos científicos.
Quando tratamos de pseudociência, precisamos partir dos conceitos do que é ciência e então entender o que é pseudociência. E até entender o que não é ciência. Esta é uma discussão acalorada e não finalizada no campo da Filosofia da Ciência, mas para fins didáticos, podemos dizer que: a Ciência é a aquisição de conhecimento a partir do uso do Método Científico, ou seja, utiliza-se um conjunto de regras bem estabelecidas e validadas para reavaliar conhecimentos já existentes ou produzir novos conhecimentos.A pseudociência é um conjunto de crenças e práticas que se apresentam como científicas, mas, em geral, é um conhecimento ultrapassado ou que não permite a reprodução dos seus resultados através do uso dos métodos científicos. Como características, essas práticas pseudocientíficas não permitem ser testadas, são frutos do conhecimento empírico, carregadas de apelo emocional e não sustentam críticas. Outra característica é que sempre se apresentam como verdades absolutas. Algumas pessoas incluem a negação do conhecimento científico como pseudociência, por exemplo, negar a eficácia das vacinas ou que estamos vivendo atualmente os efeitos das mudanças climáticas no planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário