Dia Mundial do Riso
É comum a abordagem sobre direitos humanos a partir de temas duros e mais orgânicos, que envolvam dor, violência, entre outros. No entanto, uma das metas dos direitos humanos é proporcionar felicidade às pessoas. E qual é a maior expressão da felicidade, se não o riso?
Por isso, em alusão ao Dia Internacional do Riso, celebrado em 18 de janeiro, o projeto #dhtododia relembra alguns dos benefícios de rir, vinculando esse ato à Saúde e aos Direitos Humanos de forma geral.
A data tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância de rir: para melhorar a vida, a saúde, o ambiente social e muito mais. Sendo mais do que um exemplo de resiliência, o riso representa uma das questões mais estudadas pela Medicina e Psicologia: a felicidade.
A risada exercita o cérebro, e quando o bom humor e o riso são compartilhados, eles contribuem com o estado de felicidade, favorecendo a saúde física e mental nos mais diversos aspectos.
Dar boas gargalhadas também auxilia no atendimento a uma necessidade humana básica, que é a socialização. Além disso, o sorriso ajuda a manter o equilíbrio emocional, nos mantém mais relaxados, aumenta a autoestima e o alto astral.
Isso porque rir libera substâncias químicas associadas ao bem-estar, como endorfinas, que promovem uma sensação positiva geral, influenciando diretamente na sua saúde física e mental.
Um sorriso pode também reduzir a ansiedade e o medo, ao diminuir o hormônio cortisol, que é o principal responsável por sentimentos negativos como a ansiedade, o estresse e o medo. #entenderpararesponder #diadoriso
E, entre tantas contribuições para o nosso corpo, sorrir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele. Também contribui para a queima de calorias; melhoria da qualidade do sono, entre outros. #direitoshumanos
Agora que você sabe como o riso pode ajudar na saúde do corpo humano, bem como na saúde mental. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão destaca a importância de entender os direitos fundamentais, ao estimular reflexões e discussões em torno dos #direitoshumanos no Brasil por meio da iniciativa Direitos Humanos Todo Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário